Escola do Legislativo visa, através de projetos, aproximar a Câmara da Comunidade
A Escola do Legislativo de Livramento, primeira da região, vem atuando de forma contínua na Câmara de Vereadores, oportunizando cursos de aperfeiçoamento aos servidores, desenvolvendo trabalho de digitalização e conservação do acervo histórico do Memorial Ivo Caggiani e do material Legislativo e, em breve, realizando um trabalho de campo na comunidade santanense.
Recentemente, a Escola do Legislativo realizou o Curso de Orçamento Público Municipal, com o professor Gilmar Fragoso e que contou com 100% de frequência dos servidores da casa
“O curso superou nossas expectativas, todos os participantes aprovaram a iniciativa, o professor tinha uma didática muito boa para trabalhar, interagindo com todos. Ficamos muito empolgados, e já estamos planejando outros cursos no mesmo molde”, disse o coordenador de projetos da Escola.
De acordo o coordenador pedagógico da Escola, o objetivo principal é a aproximação da comunidade com o parlamento, através de cursos, capacitações e trabalhos de campo nos bairros da cidade.
Este ano, o Movimento Escolas do Legislativo está completando 30 anos, tendo iniciado em Minas Gerais, onde a precursora do projeto já oferta para a comunidade cursos de graduação e pós-graduação.
“O parlamento foi criando credibilidade e chegou até os dias de hoje, promovendo uma integração ainda maior com a comunidade. Já fomos procurados pelos gestores de Rosário do Sul, que ficaram interessados no nosso trabalho para possível implantação na cidade e esperamos que assim como este, outros Municípios também se interessem e acabem aderindo ao projeto”, discorreu.
Organização
Atualmente a Escola do Legislativo conta com uma equipe de coordenação, tendo à frente o presidente do Legislativo, vereador Aquiles Pires. Compondo a equipe também existe um diretor, coordenador pedagógico e coordenador de projetos, além de estagiários que auxiliam internamente no dia a dia dos trabalhos.
Atuação
O coordenador de projetos contou que a equipe está, no momento, realizando a catalogação e digitalização do acervo do Memorial Ivo Caggiani, que foi absorvido pela Escola do Legislativo.
“Nosso primeiro passo foi o levantamento histórico do acervo, com a devida identificação do material e digitalização. Este acervo digital está armazenado em uma nuvem, e o acervo físico está guardado. Agora a equipe está realizando o mesmo trabalho com o acervo Legislativo, que inclui toda documentação das Leis e Projetos que foram criadas ao longo dos anos e que compõem a história de nossa cidade”, frisou.
Além desse trabalho, a equipe também acompanha o trabalho da Casa, acompanhando os projetos, o dia a dia da casa e aprimorando as redes sociais, como forma de mostrar à comunidade como a Câmara acontece.
O material está à disposição da comunidade para pesquisa, sendo que a solicitação pode ser feita através do canal Ouvidoria, no site da Câmara, ou ingressando com pedido na secretaria. Após, o material solicitado é disponibilizado via e-mail ou através de pen drive fornecido pelo interessado na pesquisa.
“Temos um acervo riquíssimo da história de nossa cidade, como por exemplo, todas as edições dos Cadernos de Sant’Ana e exemplares de um esboço literário, chamado O Álbum, datado de 1920”, contou.
Projetos
Nos próximos meses, a Escola do Legislativo dará continuidade aos projetos, como o Na Câmara Acontece, além da realização de cursos e palestras. A coordenação também estará realizando parcerias com escolas e instituições de ensino superior.
No próximo semestre, a equipe pretende levar a Escola do Legislativo para os bairros da cidade, iniciando a análise do perfil dos moradores através da coleta de dados, com o objetivo de oportunizar cursos e treinamentos de acordo com as demandas existentes, preparando profissionais para o mercado de trabalho.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266