Ocorrências da semana 26 de junho – 1º de julho

0
61

Golpistas criam site falso de rede de lojas e fazem santanenses de vítimas

 

Na segunda quinzena do mês de junho, ao menos dois santanenses foram vítimas de golpes de estelionatários, em um falso site das Lojas Colombo, rede com mais de 50 anos de atividades no sul do país.

O primeiro registro divulgado na Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento de Sant’Ana do Livramento foi realizado no dia 19 de junho, onde a vítima compareceu na delegacia para registrar que estava procurando por utensílios domésticos para compra na internet e ao pesquisar por um fogão cooktop no Google foi-lhe dado como sugestão um site parecendo ser das lojas Colombo o que fez a vítima entrar e realizar a compra do eletrodoméstico. A vítima pagou por via Pix ao realizar a compra, preencher todos os dados, o site apresentou à vítima um CPF para que fizesse o procedimento, o que foi feito sendo enviado o valor de R$ 144,79 para Altemir de Moraes, em conta no Mercado Pago. Como após a compra não recebeu nenhuma confirmação da aquisição por e-mail ou nota fiscal, começou a desconfiar que se tratava de um site falso. Ao tentar acessar o site percebeu que não conseguia navegar por ele e que apenas conseguia ver alguns objetos quando procurava especificamente ele no Google, onde o domínio do site era colomboseguro.com.

O caso mais recente aconteceu nesta semana onde a vítima comunicou que estava pesquisando no Google sobre um aspirador de pó e encontrou alguns produtos com preço atrativo, clicando no link para um suposto site das Lojas Colombo. Efetuou a compra do equipamento que custou R$ 215,58, onde efetivou a compra através do Pix destinado para Priscila Cherutti Guimarães no banco Mercado Pago. Em razão de não ter recebido nenhuma confirmação por e-mail ligou para o SAC das lojas Colombo e ficou sabendo que o número de protocolo de 4 dígitos informado não correspondia a nenhum dos pedidos feitos nas lojas da rede e ainda foi alertada pelo funcionário que lhe atendeu de que se tratava de um golpe.

Ambas as vítimas desejam representar criminalmente contra os autores desse tipo de estelionato, a Polícia Civil de Livramento investiga o caso. O site colomboseguro.com foi pesquisado pela nossa equipe de reportagem e já aparece com um alerta de site suspeito de captação de dados de usuários.

 

VALENDO

 

Brigada Militar lança Operação Agro-Hórus

 

O combate a crimes rurais transfronteiriços é o foco de mais uma operação lançada pela Brigada Militar, nesta sexta-feira (1º). Apresentado ainda em junho pelo comando da Brigada Militar em visita a Sant’Ana do Livramento, a Operação Agro-Hórus contemplará 137 municípios, que receberão reforço de efetivo e emprego de tecnologias para intensificar a segurança nas áreas rurais, visando redução de índices dos principais crimes, como roubo/furto de cargas, abigeato, entre outros, identificando rotas e realizando o bloqueio do fluxo de produtos ilícitos vindos do Uruguai, Argentina e Santa Catarina.

 

Além dos batalhões que atuam em faixa de fronteira, a operação envolverá as tropas especializadas da Corporação, como o Batalhão de Operações Especiais e os Batalhões de Choque, Rodoviário, Ambiental e de Aviação. Os recursos humanos e operacionais serão empregados em ações e locais determinados após um minucioso trabalho realizado pela Inteligência da Brigada Militar, cujos resultados de análise criminal irão subsidiar os gestores da corporação para a tomada de decisões e a otimização do emprego do efetivo e dos meios em busca de resultados eficazes.

 

Além da utilização de softwares de processamento e análise de dados, será determinante para a interpretação do cenário dos crimes que envolvem a região de fronteira e áreas rurais no Estado a plena integração com outros órgãos policiais de países e de estados vizinhos, prática que vem trazendo resultados positivos para todas as forças e comunidades envolvidas. Outro ponto de destaque será o diálogo constante com os moradores de áreas rurais, agricultores, produtores e representantes desse segmento, oferecendo uma resposta mais adequada da Brigada Militar às comunidades que trabalham e residem no campo.

 

Foragida da Justiça é presa no Bairro Prado

 

Nesta semana, a Brigada Militar, prendeu uma mulher foragida da justiça no bairro do Prado, em Sant’Ana do Livramento. De acordo com as informações, a mulher foi presa pela ROCAM da BM durante patrulhamento no bairro. Quando consultada no sistema, acusou que ela era procurada devido a um mandado de prisão por crime de tráfico de drogas. A Brigada Militar a levou mulher ao PAM para procedimentos regulares e, logo em seguida, à Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento, onde foi colocada à disposição do judiciário e encaminhada ao Presídio de Sant’Ana do Livramento.

 

==

Motorista é preso após Brigada Militar encontrar drogas em veículo

 

A Brigada Militar efetuou a prisão de um indivíduo que estava foragido com um veículo na Av. Tamandaré, centro de Sant’Ana do Livramento. Segundo informações, A Brigada Militar foi acionada para se deslocar até a avenida Almirante Tamandaré, onde um indivíduo realizava manobras violentas e conduzia o veículo na contramão, colocando em risco a vida das pessoas no trânsito. A Força Tática da Brigada Militar chegou ao local e tentou realizar a abordagem. O indivíduo resistiu a abordagem e atacou os policiais dando socos e logo foi contido e preso em flagrante. Durante a busca pela equipe no interior do veículo, foram encontrados diversos tipos de drogas. O indivíduo foi preso em flagrante e encaminhado ao PAM onde foram realizados os procedimentos habituais e logo após apresentado na Delegacia para o registro da ocorrência.

 

Menor é apreendido com maconha próximo ao cemitério

 

Nesta semana Brigada Militar por meio da Força Tática realizou a apreensão de um menor com drogas, em Livramento. De acordo com informações os policiais estavam em patrulhamento de rotina quando abordaram um indivíduo na avenida Dom Pedro II, próximo ao Cemitério Municipal. Durante a abordagem, foi constatado que o indivíduo era menor de idade e levava consigo uma porção de maconha. Foi então detido e encaminhado para o Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia para a realização dos exames habituais, e depois para a Delegacia de Polícia de Pronto Atendimento para registo. Os responsáveis ​​do menor foram até a Delegacia e ele foi liberado.

Deixe um comentário