Vereador Rafa Castro representa o Estado como novo líder do “Movimento Acredito”

Além dele, Luiz Jacomini e Samira Silveira também foram eleitos os novos líderes do movimento
0
900

O vereador Rafa Castro (PSB) foi eleito um dos novos líderes do Movimento Acredito, para representarem o Rio Grande do Sul. O movimento busca uma renovação política e é um projeto suprapartidário, mas que no aspecto ideológico está dentro dos grupos progressistas. Também foram eleitos como líderes no Estado Luiz Jacomini e Samira Silveira.

De acordo com o vereador, o foco do Acredito é a renovação da política brasileira a partir da renovação de princípios, práticas e pessoas dentro, sobretudo, do Legislativo. “O movimento surge em 2017 com um grupo de estudantes brasileiros que foram estudar em Harvard, (entre eles a Tabata Amaral que é a minha principal referência) e voltam para o Brasil querendo transformar a realidade brasileira. Acreditamos que a renovação política somente ocorrerá quando a sociedade compreender a importância de se engajar. A participação de todos é fundamental, seja indo a debates, dialogando sobre as necessidades do município e quem sabe se candidatando”, explicou Rafael.

Os valores do Acredito se baseiam nos valores da ciência para fazer política a partir de evidências e entre esses valores estão: combate à corrupção, combate à privilégios dentro da administração pública, responsabilidade ambiental, respeito à diversidade, estado eficiente e fiscalmente responsável, ética e transparência na política, economia empreendedora e competitiva, dignidade e igualdade de oportunidades e uma sociedade plural e livre.

Rafael contou ainda que a meta do movimento, com foco central em tentar renovar o congresso, é de que em 10 anos ocorra uma mudança no congresso, que em 2027 tenha uma participação efetiva de um novo perfil de político. “Além disso, estimular debates, que as pessoas participem do dia a dia e das decisões importantes em seus municípios, que dialoguem e saibam as coisas que estão acontecendo”, afirmou.

O Movimento Acredito conta com núcleos e grupos de trabalho onde são discutidos temas e, ainda, auxilia para embasar os posicionamentos daqueles que foram candidatos a partir do movimento, os chamados “líderes cívicos”, sendo que hoje no cenário nacional há quatro lideranças cívicas eleitas a partir do movimento acredito, nas eleições de 2018.

O atual vereador explicou que faz parte do movimento há cerca de dois anos, contudo, se afastou em alguns períodos, tendo retornado efetivamente neste ano e já buscou participar das eleições para as lideranças. “O movimento trabalha com lideranças diversas, um exemplo aqui no Rio Grande do Sul é que focam sempre que tem que ter ao menos três lideranças, sendo no mínimo uma mulher, uma pessoa branca e uma pessoa negra. Nesse ano me candidatei para representar a questão racial dentro do movimento aqui no Estado, passei por uma sabatina, uma série de entrevistas e questionamentos dos integrantes do movimento aqui no Estado, para saber se eu estava realmente alinhado com os valores do movimento, depois teve uma eleição virtual por um aplicativo, tudo isso por causa da pandemia, via grupo no whatsapp e reuniões no google meet”, relatou.

A ideia é que o Movimento Acredito conte com lideranças espalhadas dentro do estado, buscando realizar também a sua reorganização e reestruturação, assim como criar núcleos em outros municípios. “Então uma das minhas expectativas é criar o núcleo do Acredito aqui em Sant’Ana do Livramento, para que outras pessoas possam participar da renovação política, que possam ser, quem sabe, candidatos nas outras eleições, e também que essas pessoas participem dos debates e do dia a dia da política. Aqui em Sant’Ana do Livramento as pessoas que se identificam com esses valores podem me procurar, se quiserem fazer parte”, ressaltou o vereador.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266

More News