Uma equipe formada com base técnica e pautada na valorização do funcionalismo público. Assim será o secretariado da prefeita eleita Ana Tarouco (DEM) apresentado na quarta-feira, 16, no Plenário da Câmara Municipal de Vereadores.
Em uma coletiva de imprensa, a próxima chefe do Executivo santanense fez as nomeações e explicou as escolhas. Serão 11 secretarias, sendo que cinco delas vão ser comandadas por funcionários públicos de carreira. A Procuradoria Geral do Município será comandada pelo advogado Felipe Vaz; a Secretaria de Administração será comandada pelo assessor parlamentar e graduando em gestão pública Matheus Medina; atual vereador e vice-presidente do Legislativo nos últimos dois anos, o vice-prefeito eleito Evandro Gutebier será também o Secretário Geral de Governo; diretora do departamento de controle orçamentário da Prefeitura e formada em gestão pública, Celina Martinez será Secretária de Planejamento e do Meio Ambiente; a Secretaria da Fazenda será comandada por Gisela Alvarez, ex-auditora pública do TCRS; a Secretaria da Educação será comandada pela professora Sandra Pontes da Silva, servidora efetiva da Prefeitura; a Secretaria de Obras será comandada pelo reserva da Brigada Militar Dilmar Rodrigues Pereira; a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento será comandada pelo engenheiro agrônomo Roberto Machado Braz, funcionário público de carreira; a Secretária de Saúde será a enfermeira Caroline Alves Gomes, servidora pública de carreira; a Secretária de Assistência e Inclusão Social será Gabriela dos Santos Fernandes, funcionária pública municipal e especialista em gestão pública; a Secretaria de Trânsito, transporte e mobilidade urbana será comandada por José Carlos Afonso Serpa, examinador de trânsito que cursa Gestão de Trânsito e Mobilidade Urbana. O DAE será comandado pela funcionária pública de carreira do DAE, Izabel da Cunha Alvarez, que também é formada em informática, direito, engenharia civil e técnica em administração.
Pastas como Habitação, Desenvolvimento, Turismo, Serviços Urbanos, Cultura, Esporte e Lazer foram absorvidas, o que, segundo cálculos apresentados pela delegada, reduzirão os custos municipais em R$ 70 mil ao mês e R$ 911 mil ao ano, promovendo o enxugamento da máquina pública. Habitação e Planejamento serão coordenadorias pertencentes ao Planejamento; o Turismo também será transformado em coordenadoria; Serviços Urbanos foi absorvido pelas Obras e Cultura, Esporte e Lazer ficará na Educação.
De acordo com Ana Tarouco, a escolha dos nomes foi feita dentro do que ela e o vice Evandro propuseram dentro da campanha. “A Ana que iniciou esse processo é a mesma até hoje. Fomos para rua e olhamos nos olhos das pessoas para dizer que essa cidade precisa de técnica, conhecimento, gestão comprometida com resultados e assim nós escolhemos o secretariado”, afirmou.
Para a escolha dos nomes, Ana ressalta que houve muitas conversas, “mas o que “bateu o martelo” não foi que nós ouvimos, foi o que nós lemos nos currículos”.
Conheça o secretariado e seus primeiros planos:
Secretaria Geral de Governo – Evandro Gutebier: “O secretário geral de governo faz a interlocução entre os secretários e com o Legislativo. Nossa função será ajudar os secretários a desempenharem da melhor forma possível a sua tarefa e por acreditar que eu tenha um trânsito muito bom diante do Legislativo, que espero que se mantenha com os novos legisladores, fazer esse conjunto entre Executivo e Legislativo, que são poderes que têm que trabalhar em harmonia. As primeiras ações já estão sendo feitas, estamos nos apropriando das reais condições da Prefeitura para que possamos entrar com o pé direito.”
Secretaria da Fazenda – Gisela Alvarez: “Teremos enormes dificuldades a enfrentar em 2021, fui pega de surpresa com esse convite, mas me coloco à disposição para trabalharmos juntos, não sermos ilhados seremos uma grande equipe. Que a cidade respire novos ares.”
Secretaria de Assistência e Inclusão Social – Gabriele Fernandes: “No primeiro momento me assustei com o convite, mas se a prefeita eleita me deu essa oportunidade, é porque nós podemos. Participei da transição e estou a par das muitas dificuldades e das demandas da secretaria. Primeiramente, vamos organizar a casa, e seguir com os programas sociais distribuídos à população, melhorando o atendimento e tudo o que está prejudicado nesse momento.”
Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento – Roberto Braz: “Fiquei surpreso e feliz com o convite pois sei do desafio que será administrar a Secretaria de Agricultura, embora como servidor público há vários anos conheça todo o andamento da Secretaria. Nos últimos anos não conseguimos desenvolver os trabalhos como gostaríamos dentro da Secretaria, que visam à satisfação dos agricultores e pecuaristas que precisam de nós. Agora, é um ciclo que se inicia, queremos dialogar, nos colocar à disposição dos produtores, retomar os trabalhos e buscar o desenvolvimento que a gente tanto preza.”
Secretaria de Administração – Matheus Medina: “Foi uma honra receber o convite, acredito que seja o reconhecimento do trabalho que desenvolvi na Câmara. Como primeiras ações, pretendo organizar a casa e identificar os gargalos que possam ter na secretaria e a partir daí, junto com a prefeita Ana e o vice Evandro estar conduzindo Sant’Ana do Livramento para o caminho do desenvolvimento.”
Secretaria da Saúde – Caroline Alves Gomes: “Foi um convite muito importante na minha carreira, de reconhecimento profissional, sou enfermeira há quase 14 anos, desenvolvo um trabalho atualmente na Santa Casa e estou muito feliz. Por enquanto, estamos analisando quais serão nossas primeiras propostas, pois existem muitas demandas a serem corrigidas e organizadas mas acredito que a partir do dia 1º teremos uma proposta mais efetiva para podermos apresentar. Como a própria prefeita Ana Tarouco disse, queremos que a população tenha uma nova esperança, viemos com o objetivo de trabalhar bastante, sabemos que será uma luta diária e o objetivo é esse, construir uma Sant’Ana do Livramento melhor e ajudar a população que carece muitas vezes de um atendimento melhor.”
Secretaria de Trânsito, Transportes e Mobilidade Urbana – José Carlos Afonso Serpa: “Fiquei muito contente com o convite, sou funcionário do Detran há muitos anos, ainda estou exercendo a função de examinador de trânsito e primeiramente vou ver como é a Pasta para tomar as decisões. Com toda a certeza, vamos trabalhar para a comunidade fazendo o melhor e aquilo o que sei, já que sou especialista em trânsito.”
Procuradoria Geral do Município – Felipe Vaz Gonçalves: “O convite veio após um longo trabalho, pois trabalhei junto com a Ana Tarouco e equipe na pré-campanha, com muito estudo para que pudéssemos ter uma campanha saudável e o objetivo foi alcançado. A pré-campanha foi de muito estudo, a campanha foi de muita caminhada e a transição está sendo de muito aprendizado. Os primeiros passos que temos a dar é a troca de conhecimento entre a equipe técnica, pretendemos não trabalhar em ilhas, mas com comunicação ativa, para evitar as falhas que estamos percebendo durante a transição, que 90% das falhas ocorrem por falha de comunicação entre as secretarias. A prefeita eleita e o vice escolheram um secretariado que tivesse muita comunicação e harmonia, para que possam trabalhar, discutir e aprender juntos.”
Secretaria do Planejamento e Meio Ambiente – Celina Martinez: “Recebi com muita honra o convite pois é um reconhecimento do trabalho que venho executando com a equipe do Planejamento. Estão sendo chamadas pessoas técnicas para fazer uma nova gestão visando essa volta da política direcionada à comunidade. Nosso objetivo geral é o enxugamento da máquina. Como trabalho no orçamento, sabemos que o enxugamento é necessário para gerarmos recursos que estão escassos nesse momento. Será um trabalho árduo até pelas dificuldades econômicas advindas da pandemia. No primeiro momento, as ações são voltadas à redução de gastos e de pessoal. Vamos tomar conhecimento de tudo que está ocorrendo em relação a projetos e loteamentos, retomada de legislações para poder subsidiar os servidores nas suas funções.”
Secretaria de Educação – Sandra Pontes da Silva: “Quando fui convidada, percebi que tenho como contribuir muito para a Pasta. O que vamos tratar primeiramente é a questão da pandemia. A educação é importante, nada na sociedade se faz sem educação, mas tenho que priorizar a saúde. Vamos ver como estarão os protocolos e fazer o melhor sempre pensando na comunidade, nos alunos, professores e funcionários.”
Secretaria de Obras – Dilmar Rodrigues Pereira: “Quando recebi o convite, vi que devia um trabalho para Sant’Ana do Livramento visto que trabalhei 29 anos aqui na Brigada Militar, sempre procurando o bem da nossa comunidade. Como primeiros procedimentos, estão fazer o levantamento das demandas e do material que dispomos. A partir desse momento, vamos elaborar novos planos, dando atenção às nossas praças e à sujeira que está nas ruas. Também vamos procurar manter nossos funcionários equipados, para que possam desempenhar um trabalho com excelência. Posteriormente, vamos criar estratégias para atendimento das estradas rurais, pois sabemos que a partir de fevereiro iniciam algumas safras e temos que estar preparados para atender o produtor.”
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