Transporte para as escolas rurais retornará nesta semana

0
656

Essa semana, o CPERS, juntamente com professores, alunos e vereadores estiveram em Porto Alegre, participando de uma audiência no MPRS, sendo recebidos pela Promotora de Justiça e Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Infância, Juventude, Educação, Família e Sucessões, Luciana Cano Casarotto, para tratar sobre o transporte escolar para as comunidades do campo. Em razão disto a reportagem do Correio do Pampa conversou com a presidente do CPERS, Adriana de Leon, com a vereadora Eva Coelho e com o presidente da Câmara, vereador Aquiles Pires.

A presidente do CPERS, Adriana de Leon, explicou que o transporte escolar vai propiciar aos alunos dessas comunidades o retorno presencial às aulas, as quais tiveram início para as escolas urbanas no dia 21 de fevereiro de 2022. Segundo ela foram informados que existe uma ação ajuizada peço MPRS, no município de Sant’Ana do Livramento, a qual conta com ordem judicial para disponibilização de transporte escolar gratuito para todos os alunos da rede pública estadual.

“O MPRS, se comprometeu a buscar junto a SEDUC, Secretaria de Governança e Procuradoria-geral, uma solução para o problema, porque é inadmissível que todos os anos ou a cada semestres esses alunos sejam prejudicados em função da falta de transporte”, citou.

Ela destacou que participaram desta reunião as comunidades escolares de Sant’Ana do Livramento, São Gabriel, Candiota e Piratini, bem como os promotores regionais da educação Paulo Roberto Gentil Charqueiro, André Luís Negrão Duarte, Rosangela Correa da Rosa, representantes da 19ª CRE, o Presidente da Câmara de Vereadores Aquiles Pires, vereadora Eva Coelho, Deputado Estadual Jeferson Fernandes e Deputado Federal Dionilson Marcon.

“Logo após a audiência com o MPRS, participamos de uma outra audiência, desta vez com o Diretor Geral da Secretaria de Educação, Guilherme Corte, que se comprometeu a regularizar a situação do transporte em um prazo de 7 a 15 dias. O diretor se comprometeu ainda de participar de uma nova audiência no dia 28 de março no município de São Gabriel”, comentou.

O presidente da Câmara, Aquiles Pires, relatou que foi convidado pelos professores e pela comunidade escolar, para acompanhar uma equipe que iria até Porto Alegre para falar com a Defensora do Ministério Público, sendo uma agenda feita através do CPERS.

“Ao todo foram três ônibus de Livramento com professores, pais e alunos com cartazes pedindo auxílio ao Ministério Público para interceder junto ao Governo do Estado, para que haja condições dos trabalhadores de educação se deslocarem até a sala de aula. Além disto também foi pedido condições no transporte escolar, já que este problema também existe em outros municípios, porém o Governo do Estado não está fornecendo condições para a equipe escolar poder ir para a escola. Hoje o transporte escolar esta licitado para ir apenas os alunos, e não vai os professores , nem os trabalhadores da escola, então isso inviabiliza o inicio do ano letivo, como é possível dar aula se não tem professor, também foi tratado na reunião as péssimas condições das escolas rurais, sendo questionadas pelos pais, além é claro da dificuldade das estradas”, falou.

Segundo ele  o ponto principal da reunião foi os trabalhadores não poderem se deslocar juntamente com os alunos e da dificuldade das escolas que estão precisando de reformas  e auxilio , então vamos cobrar do Ministério Público que é um órgão fiscalizador e auxilia a população, para entrar com uma ação no Governo do Estado para obrigar o estado a fazer o que tem que fazer, fazendo com que o município também cumpra a sua parte para que os alunos tenham acesso à educação.

“A conclusão que tiramos da reunião  é que a precarização da educação no estado é lamentável, o Governo do Estado não quer investir na educação das escolas rurais, ele quer fechar as escolas do campo obrigando os alunos a ir para as cidades , e não dando também condições para que os alunos venham para a cidade, já que da mesma forma eles precisariam ter transporte. É impossível que o Governo do Estado não faça uma licitação permitindo que a equipe da escola vá junto com os alunos, não tem cabimento isso”, destacou.

A vereadora Eva Coelho relatou que estava presente na audiência da Secretaria de Educação, que ocorreu posteriormente e estavam presentes no local mães de alunos e pessoas de várias regiões que reivindicaram os seus direitos,  além disto o Diretor Geral da Secretaria de Educação, Guilherme Corte  relatou que iria ver a possibilidade de tentar ajudar na questão do transporte escolar.

 

Decisão

Após a reunião realizada em Porto Alegre, a coordenadora Regional de Educação, Ana Alice Campagnaro informou a comunidade que na próxima semana o transporte para as escolas rurais irá funcionar normalmente.

A coordenadora contou que está previsto para a semana que vem o funcionamento de todas as linhas e empresas de ônibus, além disto algumas linhas vão iniciar na segunda-feira, outras na quarta e outras provavelmente na quinta e sexta-feira, mas todas as escolas já estão comunicadas sabendo quais são as linhas e quais são os alunos que irão utilizar o transporte.

“Pedimos para que as famílias entrem em contato com as escolas para que assim verifiquem se seus filhos iniciam na segunda-feira ou na quarta-feira. Nós também, em nome da Coordenadoria, da Secretária Estadual de Educação pedimos desculpa pelo transtorno e agradecemos a compreensão das famílias, porque sabemos deste problema histórico do transporte escolar em Sant’Ana do Livramento”, destacou.

Segundo ela, é um momento delicado, e sabe que os alunos se mantiveram sem aulas remotas, mas agora as escolas vão procurar para fazer este reforço como uma forma de recuperação desta defasagem, não somente deste início, mas sim de todo o período pandêmico que ficaram afastados das escolas do modo presencial.

“Graças a Deus agora a partir de segunda-feira, regulariza e voltamos a normalidade. A gente sabe também que ao longo do ano as estradas são um pouco mais difíceis, mas dentro do possível as escolas vão garantir a aula, tendo um ensino presencial sem parar. Porque sabemos que quando chove Livramento muitas vezes acaba não tendo aula, mas agora somente não terá se não tiver acesso pelas condições da estrada, mas o transporte as escolas vão estar abertos para atender os nossos alunos”, finalizou.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266