O Sindilojas (Sindicato do Comércio Varejista de Livramento) adquiriu, através da Fecomércio, 500 testes para detecção de covid-19. Trata-se do teste de anticorpos IgG e IgM, o qual serve para mostrar se um paciente esteve em contato com o vírus Sars-Cov-2. Além de avaliar a resposta imune dos pacientes, a sorologia para o coronavírus, também contribui para o mapeamento da circulação do vírus e, consequentemente, para estimar o nível de exposição da população.
Segundo Sérgio Oliveira, presidente do Sindilojas, os testes serão destinados aos comerciantes para serem aplicados nos comerciários. Os associados terão custo de R$ 13,00 por teste e os não associados poderão adquirir o teste pelo valor de R$33,00.
“Queremos fazer uma amostragem. Desses 500 testes, 200 serão utilizados nesse primeiro momento e os demais, nas próximas semanas. O comerciário pode selecionar alguns funcionários de sua empresa para realizar o teste e, assim, ter uma amostra da realidade do estabelecimento. Sabemos que muitas pessoas que contraem a covid-19 são assintomáticas e o exame é uma oportunidade de saber se a pessoa tem ou já teve covid”, explicou Sérgio.
Sergio comentou que a iniciativa do Sindilojas surgiu após uma inquietude com as indefinições vividas pelo comércio atualmente, com constantes determinações de fechamento pelo aumento no número de casos de coronavírus. “Nossa intenção é levar um pouco mais de garantia para o comerciante, se assim o desejarem”, completou.
Os testes serão aplicados pelos setores de saúde do Sesc e Senac, que possuem habilitação e protocolos específicos para tal fim. A Vigilância Sanitária também autorizou a realização dessa testagem. “Lembrando que o teste não é determinante, o resultado negativo não exclui a possibilidade de infecção por parte do comerciário, ou seja, ele pode ter resultado negativo e logo após se contaminar com a covid-19”, lembrou Sérgio.
Além disso, o Sindilojas fará uma planilha de testagem – com uma relação dos nomes e dados de todos aqueles que fizerem o teste – a qual será repassada para a Secretaria de Saúde, mantendo a estatística de casos atualizada.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266