Semana foi marcada pela greve na Santa Casa

0
304

Na última segunda-feira, 25, iniciou a greve dos trabalhadores da Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento.

A greve foi anunciada na quinta-feira, 21, após a realização de uma assembleia junto ao Sindisaúde pois a gestão do hospital propôs o pagamento de apenas 50% dos salários dos trabalhadores. Foi decidido que seria iniciada uma paralisação parcial caso as suas reivindicações não fossem atendidas e o impasse não fosse resolvido em 72h, e assim aconteceu.

A solicitação é que seja feito o pagamento integral do salário dos trabalhadores e a greve será mantida até que ocorra uma negociação e a reivindicação seja atendida. As propostas devem ser encaminhadas de forma oficial e a decisão será do grupo de trabalhadores que faz parte do comando de greve.

A diretora interina do hospital, Leda Marisa, disse ser favorável e entender a manifestação dos trabalhadores através da greve, destacando ainda que o serviço está integralmente preservado.

Na quarta-feira, 27, a diretora foi até a Câmara de Vereadora para passar informações a respeito do hospital e, logo em seguida, os representantes dos trabalhadores da Santa Casa se manifestaram quanto à situação e greve.

Coletiva

Na manhã de sexta-feira, 29, foi realizada na Câmara Municipal de Vereadores uma coletiva de imprensa a respeito da greve dos funcionários da Santa Casa. A Mesa Diretora da Câmara se reuniu e, após análise, tomou a decisão de devolver ao Poder Executivo a quantia de R$120 mil, sugerindo ao Governo Municipal que utilize o valor para quitar a integralidade do salário atrasado de dezembro de 2020 dos trabalhadores.

Foi destacado durante a coletiva que esta era uma sugestão dos 17 vereadores, mas a prefeita é quem decidiria se iria seguir. Os legisladores ressaltaram que estão para ajudar e que o valor destinado seria aplicado em melhorias na Casa, porém entendem que isto pode esperar, pois o interesse é que o hospital volte a trabalhar na sua integralidade.

O presidente da Câmara, Enrique Civeira, explicou que souberam que a proposta da prefeita Ana Tarouco seria de pagar 85% dos salários, o que não foi aceito pelos trabalhadores, sendo assim, o valor que a Câmara repassou supre os 15% que faltam.

Após a coletiva, os vereadores foram até o Palácio Moysés Vianna, onde entregaram o ofício para a prefeita Ana Tarouco, que confirmou que irá utilizar o valor de acordo com a sugestão. Até o fechamento, ainda não havia uma decisão quanto ao encerramento da greve.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266