A reportagem do Correio do Pampa dá continuidade às entrevistas especiais com os secretários do governo municipal. Essa semana, o entrevistado foi o secretário de agricultura, pecuária e abastecimento Roberto Machado Braz, de 41 anos. Roberto é agrônomo graduado no ano de 2004 pela Universidade da Região da Campanha – URCAMP – Bagé/RS. Quando acadêmico, foi bolsista de iniciação científica na faculdade de Agronomia da URCAMP, conduzindo trabalhos na área de vitivinicultura e fruticultura de clima temperado; no ano de 2005 atuou como técnico da prefeitura no Programa Produzir, projeto voltado para apoiar a cadeia leiteira do município de Sant’Ana do Livramento com apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia – MCT; ingressou na vida pública no ano de 2006, como servidor público municipal da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, profissão que desempenha até os dias atuais, tendo sido também coordenador do Departamento Técnico Agropecuário.
Produziu diversos projetos para captação de projetos junto aos governos Estadual e Federal, visando à aquisição de máquinas para renovação da frota da patrulha agrícola e da patrulha mecanizada das estradas rurais. Também, para apoio às cadeias produtivas da Fruticultura, Ovinocultura, Apicultura e Bovinocultura de Leite, beneficiando agricultores e pecuaristas familiares, apoiou a implementação de políticas públicas, como o Programa Nacional de Alimentação Escolar e o Programa de Aquisição de Alimentos, coordenando os trabalhos deste último quando da sua execução entre 2014 e 2016; esteve como Presidente em duas gestões da Associação Santanense de Engenheiros Agrônomos – ASEAGRO; juntamente com sua família, sempre participou das atividades produtivas da Granja do Braz, pequena propriedade rural de propriedade do seu pai Rivadave Arbello Braz, destinada para a produção de hortifrutigranjeiros. Mais recentemente, é produtor de morangos em sistema semi-hidropônico em ambiente protegido.
Sobre o sentimento de receber o convite para ser secretário, Roberto conta que ficou muito feliz. “Minha família tem origem no meio rural, tudo o que sou e o que aprendi na vida devo a eles. Agora terei a oportunidade de trabalhar para os produtores rurais e ajuda-los a prosperarem e se desenvolverem. Os projetos serão voltados para organizar as principais cadeias produtivas”, frisou.
Questionado sobre o significado de assumir a Secretaria de Agricultura sendo servidor público, Roberto afirma que é uma responsabilidade ainda maior. “Como técnico tinha o compromisso de pensar o desenvolvimento do município através da projeção de ações que viessem a trazer benefícios para os produtores rurais. Agora como secretário, além das atividades costumeiras de técnico, também assumi a gestão de toda a secretaria, incluindo manutenção e conservação do patrimônio público, dar suporte aos setores administrativo, financeiro e de recursos humanos, como também de todos os departamentos que compõem a secretaria de agricultura, como Serviço de Inspeção Municipal, Departamento Técnico Agropecuário, Granja Municipal, Campo de Cooperação, Patrulha Agrícola e Departamento de Estradas Rurais”, explicou.
Segundo o secretário, a transição foi relativamente tranquila. “Conheço todos os colegas, a área rural do município, rotinas e procedimentos. No momento, pouco mais de 40 dias após assumir a gestão da pasta, ainda temos coisas para organizar. Nosso principal limitante é a situação financeira, com poucas possibilidades de investimento. Mas muitas ações independem da questão financeira, e sim, da mudança de atitudes. Estamos organizando a casa. Planejando, recuperando veículos, equipamentos e colocando cada coisa em seu devido lugar. Com relação às ações da secretaria frente ao seu público alvo de atendimento, é fazer com que a secretaria esteja presente no dia a dia dos produtores rurais, disponibilizando a eles nossa estrutura e apresentando as políticas públicas de apoio disponíveis”, enfatizou.
Nesses primeiros dias, mesmo com as limitações, principalmente financeiras, Roberto conta que já foi possível colocar em prática muitas propostas e programas. “Com a intenção de não tomar as decisões sozinhos, nestes primeiros 40 dias de governo realizamos reuniões com diversas entidades representativas de produtores, visando planejar ações em conjunto para atendimento de suas demandas. Especificamente sobre o departamento de estradas rurais, nosso setor mais demandado, mesmo com poucos equipamentos conseguimos fazer um trabalho considerável, graças ao fundamental apoio dos produtores rurais, que não estão medindo esforços para nos ajudar”, ressaltou.
Sobre o diálogo da secretaria com os produtores rurais e agricultores, Roberto Braz destacou que o governo está sempre à disposição para dialogar e encontrar a melhor alternativa para a resolução das demandas da comunidade rural, “sempre com os pés no chão, com ética e transparência. Felizmente em razão da minha trajetória profissional, conheço muitos produtores do município, de diversas regiões e das mais diversas atividades agropecuárias. Essa particularidade me ajuda em muito no estreitamento do diálogo e no planejamento das ações futuras”, destacou.
De acordo com Roberto, o público-alvo de atendimento da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento sempre foi o pequeno produtor, aquele que necessita de maior apoio. “Porém, estaremos à disposição de todos os produtores que de alguma forma ou outra, através da exploração da sua atividade agropecuária, contribuem para o desenvolvimento local. Temos inúmeros exemplos de sucesso, independentemente de ser originário da pequena, da média ou da grande propriedade. O objetivo principal do nosso trabalho será o de fazer a diferença e tendo como principal beneficiado, os produtores rurais do nosso município. Trabalharemos no fomento as mais diversas atividades e na agro industrialização das matérias-primas produzidas”, concluiu.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266