Secretaria de Educação busca viabilizar implantação do sistema Aprende Brasil
O Aprende Brasil é um sistema de ensino completo, que oferece um conjunto específico de soluções para a rede de ensino pública: Livro Didático Integrado, Assessoria Pedagógica, Aprende Brasil On e os sistemas hábile e simeB. O Sistema de Ensino Aprende Brasil foi desenvolvido para potencializar a qualidade do ensino nas escolas. Os conteúdos de um ano dão continuidade aos do período anterior, garantindo uma aprendizagem progressiva, articulada e interdisciplinar.
Essa é uma das possibilidades que estão sendo estudadas pela secretária de Educação de Sant’Ana do Livramento, Sandra Pontes. Em conversa exclusiva com o Correio do Pampa, Pontes afirmou que já houve conversas com representantes do Grupo Positivo, empresa que desenvolve o sistema Aprende Brasil, e que o encontro aconteceu recentemente em uma visita de cortesia que a empresa fez ao novo Governo Municipal que assumiu no início do ano.
“O interesse é enorme. Nós fizemos um estudo, com tudo o que foi nos passado, e este (sistema) seria o ideal, porque aí todos iriam ter uma mesma visão, olhando para um ângulo e este seria o nosso interesse”, explicou a secretária. Ainda segundo ela, a possibilidade ainda está sendo estudada, principalmente em função do custo que tem de implantar um sistema como o Aprende Brasil. “Não que sejam valores absurdos, não é isso, mas sim a situação financeira do município, mas o interesse é implantar, sim, estamos no estudo de como viabilizar financeiramente essa inovação”, destaca.
Sobre como aconteceu o encontro com os representantes da empresa, Sandra Pontes disse que houve um primeiro contato já no período de transição. “Eu acabei deixando para conversar com eles quando eu tomasse posse. Nós já tínhamos trocado e-mails, mas o encontro se concretizou umas duas semanas atrás, em que veio o representante, nos explicou, explicou para toda a equipe. Todos abraçaram a ideia, então com isso fica bem mais fácil buscar a viabilização do projeto”, ressalta a secretária.
Em relação à qualidade do material e do sistema, a secretária é categórica. “É algo maravilhoso. É um momento para o professor, porque eles dão esse suporte, o trabalho já vem para o professor desenvolver, aprofundar e aprender cada vez mais. Então, é uma coisa que eu vislumbro e muito e vou fazer todo o possível para que esse sistema possa ser implantado no município, nem que seja a passos lentos até que contemple os anos finais do ensino fundamental”, comenta a secretária.
Como o sistema Aprende Brasil pode ser implantado por etapas, Pontes ainda não decidiu por onde eventualmente começaria a ser implantado. “Não sabemos ainda se seria com a educação infantil, que seria o ideal, começar por aí, ou se seria pelos anos iniciais”, explica. Ainda segundo a secretária, este novo sistema poderia ser decisório para a melhoria da qualidade do ensino na rede pública municipal e também melhorar os índices, como o IDEB. Para a secretária, o impacto nesse sentido seria significativo, apesar da resistência que poderia gerar em alguns professores.
O sistema, segundo Pontes, iria unificar o trabalho dos professores em cada uma das etapas, tanto na educação infantil, nos anos iniciais e nos anos finais. “Nós falaríamos a mesma língua. Ou seja, o professor do segundo ano, ao trabalhar com um aluno, vai saber o que o professor do primeiro ano trabalhou, e assim sucessivamente. Então, com certeza, ao implantar, gostaríamos de alcançar alunos do campo e da zona urbana. Unificar, essa é a palavra”, conclui a secretária de Educação de Sant’Ana do Livramento, Sandra Pontes.
A experiência em Dom Pedrito
O Correio do Pampa, sabendo que o sistema Aprende Brasil tinha sido implantado como projeto piloto no ano de 2017 no município de Dom Pedrito, no início da gestão do prefeito Mário Augusto, decidiu conversar com a então secretária de Educação e Cultura, Melize Quadros Xavier, que à época não só acompanhou todas as negociações com a empresa, mas também participou da implantação nas escolas, que iniciou pela educação infantil.
“O sistema é fantástico. Até as famílias das crianças abraçaram a ideia na época. Foi uma experiência, um projeto piloto muito bem recebido”, explica a ex-secretária. Apesar disso, o programa acabou não sendo continuado pelo Governo Municipal, em função da situação financeira que atravessava à época. “O ideal seria a continuidade, mas foi algo que naquela época não tivemos condições de bancar”, explicou Melize.
De qualquer forma, a também professora fez questão de ressaltar a qualidade do material e do sistema Aprende Brasil. “Todo mundo ficou encantado com a qualidade do material, tanto para os professores quanto para os alunos. O sistema tem toda uma atenção com o professorado, com as capacitações”, ressalta.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266