Secretária de Educação avalia retorno das aulas presenciais no Município

0
684

A rede municipal de ensino retornou à presencialidade das aulas no dia 07 de março, com quase 100% da totalidade dos estudantes, exceto daqueles alunos que, por recomendação médica, ainda precisam acompanhar as atividades de forma remota.

De acordo com a secretária de Educação, Elisângela Duarte, as Escolas de Educação Infantil estão funcionando em um turno, pois os quadros ainda não foram fechados, aguardando as nomeações, previstas para os primeiros dias de abril, quando os professores serão lotados nas respectivas escolas, a partir daí o funcionamento passará a ser em turno integral.

A Secretaria Municipal de Educação terá a missão este ano, de trabalhar para suprir as carências deixadas pelo ensino remoto durante o período mais crítico da pandemia. Para fazer uma avaliação do início do ano letivo municipal, a reportagem do Correio do Pampa conversou com a secretária de Educação, Elisângela de Almeida Duarte, a qual contou sobre a organização das equipes e os desafios que marcarão o trabalho da SME em 2022.

CPAMPA: Como a SME avalia o retorno da rede municipal às atividades?

Elisângela Duarte: “O retorno da rede municipal de ensino neste ano foi marcado pela volta às aulas presenciais. A SME tem consciência de que será um ano cheio de desafios, onde precisarão ser superados alguns obstáculos criados pela falta de presencialidade causada pela pandemia. As escolas deverão trabalhar visando o resgate e acolhimento desses alunos que se mantiveram afastados da escola e incentivar a participação das famílias nesse processo. Outros pontos de atenção que marcarão o trabalho da Secretaria de Educação e das escolas será o combate à evasão escolar, a recuperação do currículo e o déficit de aprendizagem provocado por este afastamento da rotina escolar”.

CPAMPA: Qual a porcentagem de estudantes que retornaram à presencialidade? Existem casos que permanecem à distância?

Elisângela Duarte: “A volta dos alunos à presencialidade se estendeu, praticamente, a todos os matriculados na rede municipal de ensino, totalizando quase 100%, salvo algum caso específico amparado por lei, por se tratar de criança ou jovem que possua alguma comorbidade de saúde com indicação médica para permanecer no ensino remoto”.

CPAMPA: Quantos alunos retornaram às aulas? Todas as escolas municipais voltaram ou existe alguma que permanece sem aulas?

Elisângela Duarte: “Atualmente existem aproximadamente 5500 alunos matriculados na rede municipal que retornaram às aulas presenciais. Dentro deste total, há um pequeno número que ainda não retornará por determinação médica. São dezenove escolas do campo, dezessete escolas infantis e nove de ensino fundamental urbanas e atualmente todas estão funcionando com aulas presenciais. Os dados numéricos exatos serão repassados à SME pelas escolas até o final de março, pois se encontram ainda em período de matrículas”.

CPAMPA: As escolas rurais estão acompanhando este cronograma?

Elisângela Duarte: “As escolas rurais estão funcionando em sua totalidade, com aulas presenciais, desde o dia 07 de março, com a presença de todos os estudantes”.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266

More News