Santanenses prestam homenagem à Leonel Amorety Gornatti
Nesta segunda-feira (30), faleceu Leonel Amorety Gornatti aos 90 anos. Gornatti trabalhou muitos anos em prol de Sant’Ana do Livramento, sendo vereador, Secretário de Planejamento, vice-prefeito, provedor do Hospital Santa Casa de Misericórdia, gerente-geral e superintendente do Frigorífico Armour, durante muitos anos. Em razão disto a reportagem do Correio do Pampa conversou com Wainer Machado e Antônio Carlos Valente, que prestaram homenagens a esta figura tão importante para a história da cidade.
Wainer Machado relata que sempre lembrará de seu amigo Gornatti, com aquele seu jeito tranquilo, mas de personalidade e caráter. Ele conta que teve o privilégio de conhecê-lo pessoalmente quando foi professor de seu filho Antônio Luiz, a quem com olhos atentos, Gornatti lhe acompanhava na evolução escolar, além disto foram colegas na Câmara de Vereadores, onde puderam conviver, discutindo ideias e colaborando com o futuro do município.
“Tenho uma lembrança muito marcante de Gornatti, na condição de edil, discutindo com propriedade e seriedade todas as vezes em que esteve na relatoria do orçamento anual” comenta Wainer.
Segundo ele em seu primeiro mandato como prefeito, Gornatti administrava a Santa Casa com bravura, e em 2007 eles foram procurados pelo PSDB que sugeria o nome deles para a composição da chapa concorrente à reeleição. No mesmo momento aceitaram, já que Gornatti era uma pessoa íntegra, de conduta ilibada e bem quisto por seu fino trato com todos e por sua simplicidade.
“Nosso vínculo era de parceria, de amizade, muito mais do que política, sempre o respeitei e admirei pelo foco, pela capacidade de planejamento e organização” comenta Wainer.
Ele fala que Gornatti teve um papel determinante na coordenação e elaboração do plano de governo e acompanhava de perto a execução, efetuando cobranças e ao mesmo tempo estimulava o secretariado.
“Muitas de suas lembranças, são dos ensinamentos e os legados deixados por ele.
Foi uma honra ter acompanhado e ter construído essa amizade, com uma pessoa tão especial” comenta Wainer.
O radialista Antônio Carlos Valente também prestou homenagem e comentou que teve a oportunidade de conversar com Gornatti algumas vezes e guarda dele as melhores lembranças, já que era um homem de grande personalidade e extraordinário caráter, além de um excelente administrador que marcou a sua história como diretor do Frigorifico Armour.
Ele lembra que, em uma das conversas com o amigo, perguntou quem foi Guilherme Bond , porque no bairro Armour existe uma rua com este nome, mas é mais conhecida como rua dos Platamos , onde tem uma série de casa que foram construídas pela companhia Armour, e na época moravam os gerentes e chefes de departamentos do Armour. Gornatti então lhe disse que Guilherme Bond tinha sido um inglês, que trabalhava na fábrica, já que a maioria das pessoas era norte-americanos, porque o frigorífico foi fundado por um norte americano chamado Filip Armour, da cidade de Chicago.
Segundo ele, Guilherme Bond era o responsável pelo departamento de rotulagem e o seu Gornatti era tão amigo dele, que ganhou do inglês um livro autografado sobre golf, onde continha todas as regras do esporte.
“Essa é uma recordação que eu guardo do papo que eu tive com o seu Leonel Gornatti e na última conversa com ele, onde me agradeceu muito por uma homenagem que lhe fiz em decorrência de seu aniversário” comentou Valente.
Antônio Valente conta que escreveu em seu facebook uma homenagem para ele e resolveu dedicar uma nota de felicitações, onde foi publicado a foto dele e no texto continha a sua história, elogios e sobre a figura ímpar, singular que ele era.
“Não esqueço o que ele me falou, um dos mais belos elogios, ele me disse: olha Valente muito obrigado, você fez uma das homenagens mais lindas que recebi na minha vida e comentaste com muita propriedade sobre a minha carreira. Eu guardo essas duas lembranças dele, já que era um exemplo de executivo e foi um modelo de homem público” comenta Antônio.
Ele relata que Gornatti era uma pessoa que deixou uma memória de destaque na cidade, e muito contribuiu com Sant’Ana do Livramento, sendo um excelente vereador, excelente secretário de planejamento e um homem que colaborou muito com o carnaval, na escola de samba os industriários ,que era uma escola de samba lá do bairro Armour, em que era dirigida e fundada pela dona Lídia Madruga, e o Gornatti sempre apoiou com recursos financeiros para que ela saísse na Avenida.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266