Sant’Ana do Livramento vacinou 865 pessoas até o momento

É uma das cidades com a menor taxa de vacinação da Região 3. Alegrete, município de mesmo porte que Livramento, já atingiu 100%.
0
722

Desde que foram aprovadas pela Agência Nacional da Vigilância Sanitária – Anvisa para uso emergencial, em 17 de janeiro, as vacinas Coronavac e Oxford/AstraZeneca passaram a ser as únicas duas possibilidades de vacinação contra o Sars-CoV-2, coronavírus causador da Covid-19. No caso da Coronavac, desenvolvida em uma parceria entre o Instituto Butantan, de São Paulo, e a farmacêutica chinesa Sinovac, já havia doses disponíveis antes mesmo da sua aprovação.

Do primeiro lote liberado pela Anvisa, o Rio Grande do Sul recebeu um total de 341 mil doses, que contemplariam mais de 170 mil pessoas, já que a vacina deve ser aplicada em duas doses. Dessa remessa, Sant’Ana do Livramento recebeu 804 doses para fazer a aplicação da primeira dose. As outras 804 para a segunda dose estão garantidas e devem ser distribuídas pelo Governo do Estado nesta semana.

Por outro lado, a vacina Oxford/AstraZeneca, aprovada para uso emergencial no mesmo dia que a Coronavac, demorou a chegar ao Brasil em meio a um impasse diplomático com a Índia, um dos países onde o imunizante está sendo fabricado. Com essa situação resolvida alguns dias depois, 2 milhões de doses foram enviadas. Desse total, 116 mil doses foram encaminhadas ao Rio Grande do Sul para distribuição aos municípios. Desse lote, Sant’Ana do Livramento recebeu 660 doses.

Outras 53,4 mil doses da Coronavac, correspondente ao segundo lote aprovado pela Anvisa, que aconteceu no dia 22 de janeiro, chegaram ao Rio Grande do Sul no dia 25 de janeiro, porém, quando questionada, a Secretaria do Estado do Rio Grande do Sul disse ao Correio do Pampa que a comissão responsável por tomar as decisões em relação à distribuição para os municípios ainda não decidiu quanto vai corresponder para cada região.

 

E a vacinação em Sant’Ana do Livramento?

O Governo do Estado possui um sistema que acompanha diariamente a taxa de vacinação em cada região e cada município. O total de doses das duas vacinas que foram disponibilizadas para o município é de 1.464, entre Coronavac e Oxford/AstraZeneca.

Até o fechamento da edição do Correio do Pampa (sexta-feira, 29, 19h), o sistema de Monitoramento da Imunização Covid-19/RS apontava que em Sant’Ana do Livramento tinham sido imunizadas 855 pessoas. Já conforme a atualização feita na manhã desta segunda-feira, 01, o sistema apontou de que 855, passaram a ser 865 pessoas imunizadas em Sant’Ana do Livramento, o que corresponde à aplicação de 59% das doses disponíveis. Do total de santanenses imunizados, 705 são profissionais da saúde. As outras 160 pessoas correspondem a idosos que moram em lares permanentes.

Porém, nem tudo são flores. No contexto da Região 3, atendida pela 10ª Coordenadoria de Saúde, com sede em Alegrete, Sant’Ana do Livramento é uma das cidades com a menor taxa de imunizações, ficando acima apenas do município de Barra do Quaraí (52%).

Alegrete, que tem aproximadamente o mesmo porte que Livramento, já atingiu a taxa de 100% de imunizações. Uruguaiana, já chegou a 88%. Outras cidades menores, como Santa Margarida do Sul, Maçambará e Itaqui já vacinaram com 100% das doses que tinham disponíveis.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266