Domingo, 17 de janeiro de 2021. A decisão da Agência Nacional da Vigilância Sanitária – Anvisa foi como um sopro de esperança para cada um dos brasileiros que sonham com o fim da pandemia. Depois que a Anvisa autorizou a utilização emergencial da Coronavac, fruto da parceria entre o Instituto Butantã e a farmacêutica chinesa Sinovac, a vacinação começou no mesmo dia, pelo menos em São Paulo. No dia seguinte, segunda-feira, 18, o Ministério da Saúde iniciou a distribuição das 6 milhões de doses disponíveis aos Estados. Estes, por sua vez, deveriam se encarregar de distribuir a cada uma das suas regiões.
O Rio Grande do Sul recebeu um total de 341 mil doses da vacina. O total deve ser dividido em dois, pois o imunizante requer a aplicação de duas doses por pessoa. Nesta primeira fase, deverão ser vacinados 34% dos trabalhadores da saúde; 100% das pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência; 100% das pessoas a partir de 18 anos de idade com deficiência, residentes em residências inclusivas; e 100% da população indígena vivendo em terras indígenas.
Para a Região 3, conforme a divisão sanitária do Rio Grande do Sul, estabelecida pelo Governo do Estado, foram destinadas 4 mil vacinas na primeira rodada de doses. Uruguaiana foi contemplada com 1.017, Alegrete com 850 e Sant’Ana do Livramento com 804 doses. O restante foi dividido entre os municípios de Barra do Quaraí, Itaqui, Maçambara, Manoel Viana, Quaraí, Rosário do Sul, Santa Margarida do Sul e São Gabriel.
Em Sant’Ana do Livramento
O início da vacinação em Sant’Ana do Livramento aconteceu apenas 2 dias depois que as vacinas já tinham chegado ao Rio Grande do Sul. Em uma cerimônia simbólica no Salão Nobre do Palácio Moysés Vianna, quatro profissionais da saúde que atuam na linha de frente do combate à Covid-19 receberam a primeira dose do imunizante. Quatro nomes que ficarão marcados na história santanense como os primeiros: Juliana Magalhães Gonzalez, Alessandra Tatsch da Rosa, Cristiano da Silva Maciel e Maiandra da Silva Osório.
Depois do pontapé inicial, a equipe de vacinadores seguiu rumo ao Asilo Mário Motta, onde os primeiros vacinados foram Victor, de 102 anos, e Jandira, de 100 anos. No fim da tarde/início da noite de quinta-feira, 21, mais profissionais da saúde que atuam na linha de frente da Santa Casa de Misericórdia receberam a primeira dose da Coronavac. A demora também tinha sido alvo de reclamação por parte dos trabalhadores durante a assembleia que decidiu pela greve (página 3).
Segundo os dados da Secretaria de Saúde do Governo do Estado, disponibilizados através do portal de Monitoramento da Imunização Covid-19 no RS, em Sant’Ana do Livramento já foram vacinadas (até o fechamento desta edição, sexta-feira, 22, às 19h) um total de 436 pessoas, o que representa 54% de vacinação. Desse total, 282 imunizações correspondem a profissionais da saúde. As outras 112 são referentes a idosos que moram em lares permanentes.
Dentro da Região 3, Sant’Ana do Livramento e São Gabriel são os municípios com menor taxa de vacinação. Tirando o município de Itaqui, que aplicou 69% das vacinas recebidas, o resto dos municípios já vacinou mais de 80% das pessoas estipuladas para a primeira fase e alguns, como Rosário do Sul, já atingiram um total de 100% de vacinação.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266