Na manhã da última quarta-feira, 27, o presidente do Sindicado Médio do Rio Grande do Sul – Simers, Marcelo Matias, reuniu-se com o governador em exercício, deputado Ernani Polo (Progressistas). Em sua visita ao Palácio Piratini, o presidente do sindicato tratou, principalmente, sobre a crise que atravessa a Santa Casa de Misericórdia de Sant’Ana do Livramento, algo que Matias considera que “ameaça o atendimento à população”.
A instituição de saúde, que está sob intervenção da prefeitura desde 2015, por decisão do então prefeito Glauber Lima, tem uma dívida milionária e registra atraso no pagamento dos salários dos funcionários. Parte da equipe saiu ou está em greve. Com a paralisação, apenas casos de urgência e emergência estão sendo atendidos pelo hospital, que é o único que atende pelo SUS e que recebe pacientes com Covid-19 na cidade.
O centro obstétrico pode ser paralisado devido à falta de funcionários, conforme relato do presidente do Simers. Ernani Polo, durante a reunião, fez contato telefônico com a secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann. Ela indicou que está acompanhando os acontecimentos e estudando a possibilidade de repasse financeiro à Santa Casa.
O Simers também indicou que acompanha essa crise há anos. Nas últimas semanas, com o agravamento da situação envolvendo os médicos e outras categorias, o tema tem sido tratado em várias reuniões da direção da entidade médica e da Diretoria de Interior do sindicato.
O deputado Ernani Polo, presidente da Assembleia Legislativa, exerceu o Governo do Estado entre segunda e quarta-feira, em função de compromisso que o governador Eduardo Leite teve fora do Estado e das férias do vice-governador Ranolfo Vieira Junior.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266