Na tarde desta sexta-feira (25), a comunidade santanense foi pega de surpresa com a notícia de que o Ministério da Saúde desautorizou o Hospital Santa Casa de Misericórdia a continuar com a UTI Covid-19, a qual terá as internações suspensas a partir de segunda-feira, dia 28 de fevereiro. A decisão atinge também vários Municípios gaúchos.
De acordo com Leda Marisa, diretora geral do hospital, a decisão foi transmitida pela 10ª Coordenadoria Regional de Saúde, a partir da decisão do Ministério da Saúde, o qual vinha renovando as autorizações a cada trimestre, passando as mesmas a serem de forma mensal até a decisão do término do financiamento da unidade.
“Deste modo precisaremos remanejar os pacientes dentro da disponibilidade dos leitos da UTI Tipo 2 e, em casos especiais, dentro dos dois leitos de isolamento existentes. Caso algum paciente necessite de internação e a UTI Tipo 2 e os leitos de isolamento consigam acolhê-lo, ele ficará internado conosco. Do contrário, esse paciente deverá ser cadastrado na plataforma de remoções e ele concorrerá a vagas em outras UTI’s”, explicou.
Atualmente a UTI Covid-19 em Livramento possui 10 leitos, estando com quatro pacientes internados, sendo que três estão em condições de serem removidos para leitos UTI Tipo 2 e um ainda necessitando permanecer no isolamento.
“Nosso sentimento é de indignação e constrangimento por termos que sinalizar isso para a comunidade, porém precisamos deixar todos a par do que está acontecendo. O Estado todo está se mobilizando para manter as UTI Covid-19 nos Municípios em que o serviço foi desabilitado”, finalizou.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266