Qual o presente ideal para o Dia das Crianças?

0
675

Na próxima terça-feira (12), é comemorado o Dia das Crianças, em razão disto a reportagem do Correio do Pampa, conversou com comerciantes de Sant’Ana do Livramento, como Casa dos Presentes, Pimpolho e Algodão Doce, os quais deram dicas para que os papais possam comprar o melhor presente para a criançada.

Soraia Husein- Gerente e proprietária da loja Algodão Doce

 “No Algodão Doce nós temos tudo para o presente da criançada, desde o recém-nascido, das mamães que estão esperando bebê e já ganham presente, até o tamanho 18, além disto temos fantasias, camisetas de personagens e de super heróis, vestidos e toda a linha de acessórios para as meninas e meninos. A gente percebe na loja que as mães amam que as crianças ganhem roupas, preferem muito mais do que brinquedos, porque roupa a criança sempre está precisando, porque vai perdendo com o tempo. Em relação a procura por presentes, diferentemente do ano passado que estava no auge da pandemia que a loja abria e fechava, não houve muita procura por presentes, até porque o pessoal estava com o trabalho bem estável, porém neste ano a procura está muito boa, já que podem ser efetuadas compras on-line, pois o pessoal não tem muito tempo e preferem as vezes a comodidade de receber a mercadoria em casa”.

 A loja fica localizada na rua dos Andradas 180 e 184, com horário de funcionamento das 9h às 19h, sem fechar ao meio-dia.

Neimar Milan Pinheiro- Proprietário da Loja Casa do Presentes

“O brinquedo que mais vende no dia das crianças, por incrível que pareça é bicicleta, bola e boneca, mas depende do tamanho da criança. Com a chegada da pandemia brinquedos interativos, jogos didáticos e banco imobiliário foram os mais procurados, depois tem os brinquedos da onda, que é o Pokémon, Lol e Pop it que são os brinquedos de apertar. Devido as olimpíadas as crianças começaram a se interessar por skate, porque o que era mais procurado era patins e não skate, mas esse ano foi bem diferente, fazendo com que esgotasse todos os skates da loja. Trabalhamos com brinquedos há 22 anos e os pais não deixam de dar um presente, já que muitas vezes o adulto abre mão de dar alguma coisa para ele para dar para o seu filho”.

A loja fica localizada na rua Rivadavia Corrêa, 433 e está aberta no horário das 8h30 às 18h45.

Madalena Machado- Gerente da Loja Pimpolho

 Bom, a grande procura tem sido os calçados que já vem com os brindes, então a linha da Barbie, Lol, Batman, Homem Aranha, Capitão América, além dos games que está muito em alta, trazem algum brinde do personagem, então tudo que tem o personagem que as crianças curtem, elas adoram. Esse ano o pop it está em alta, por isso temos calçados que vem de brinde o pop it e acessórios com este brinquedo, que são os mais vendidos. Toda a linha que traz algum brinde ou personagem favorito que está nas grandes mídias, o pessoal tem procurado direto aqui na loja, até mesmo antes da semana da criança. No início de outubro, já intensificou bastante as vendas e esta semana tem sido muito boa”.

A loja fica localizada na Rua dos Andradas 231, e funciona das 8h30 às 12h e das 14h às 19h30.

DIVERSÃO

 Brincadeiras de Antigamente

 Em comemoração ao Dia das Crianças, trouxemos 4 brincadeiras que são conhecidas e eram muito comuns antigamente, mostrando para a gurizada como as crianças se divertiam tempos atrás. A matéria contou com a colaboração do CTG Presilha do Pago, através do livro Folclore- Resgatando As Tradições.

Bonecas de Pano- O que marca a identidade das bonecas de pano como um brinquedo popular é a riqueza de vida transmitida por gerações. As bonecas de pano podem parecer para algumas pessoas, que são apenas um monte de retalhos, panos e trapos sem sentido, que poderiam ficar jogados em qualquer canto da casa. Porém, através das mágicas mãos sensíveis de mães e avós que transformavam em brinquedos expressivos essa arte tão popular que atravessou gerações. Para as meninas como referência para suas primeiras experiências de brincadeiras, são sempre com bonecas, além da criação de bonecas de milho e palha, boneca de abóbora e boneca de pano.

 Cinco Marias- A brincadeira mais comum envolvendo as Cinco Marias consiste em lançar os saquinhos para o alto, um a um, e recolher outro saquinho com a mesma mão e ainda apanhar o que foi lançado no ar. Na rodada seguinte, as Cinco Marias são jogadas mais uma vez, mas, desta vez, o jogador terá de recolher dois saquinhos e ainda apanhar o que foi lançado no ar, sempre com uma mão só. Trata-se de um jogo de coordenação motora com geralmente cinco saquinhos que são jogados para cima e recolhidos ainda no ar enquanto se recolhe outros saquinhos da mesa. Este jogo pode ser jogado sozinho ou em grupo. A gurizada junta os amigos para ver quem é mais rápido!

Material:

Retalhos de tecido

Arroz

Modo de Fazer as Cinco Marias:

Corte cinco retângulos de tecido de

8cm X 11cm.

Dobre cada um e costure em volta, deixando uma abertura de

um lado.

Encha-os com arroz e feche à

mão. Areia também serve, mas é um

pouco mais pesada.

 Pandorgas- Sabe-se que nasceram na China antiga por volta do ano 1200 a. C. elas eram utilizadas como dispositivo de sinalização militar. Os movimentos e as cores das pandorgas eram mensagens transmitidas à distância entre destacamentos militares. Muitos moradores se especializaram em confeccionar e trabalhar com a arte de pandorgueiro. No imaginário para alguns montar pandorgas é como enviar flores aos céus, para consolar Deus no dia da morte de seu filho Jesus, na Sexta-feira Santa.

Em Sant’Ana do Livramento faz parte da tradição levantar pandorga nesse dia, as partes que compõe uma pandorga são: armação de taquara, barbante, papel de cobertura, tira para o rabo e franja.

Vale a pena destacar também que o papel desempenhado pela pipa como aparelho de medição atmosférica. O inventor americano Benjamin Franklin utilizou uma pipa para investigar e inventar o Para-raios.

Uma curiosidade referente às Pandorgas: as Pandorgas redondas ” bombas” eram somente para meninas e os retangulares “marimbondos” para os meninos, assim era a tradição!

 Bodoque ou estilingue- O bodoque é composto de três partes diferentes: o gancho ou forquilha (cabo), o elástico(borracha) e o couro(malha). A forquilha é feita de paraíso(cinamomo) ou laranjeira. Nas extremidades das duas hastes da forquilha, se ata o elástico diretamente na madeira. O elástico usado é de câmaras-de-ar de pneus de automóveis, onde risca-se à lápis duas paralelas e corta-se duas tiras longas de mais ou menos trinta centímetros de comprimento e um centímetro de largura. A malha é uma parte do couro aonde vai o projétil: pedra, mamona verde, bolinha de cinamomo. No verão se apostava por picolé. As vezes o castigo pegava, quando alguma coisa saia errado, uma vidraça quebrada por exemplo.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266