Programação da Semana Farroupilha começa a ser estruturada
A Comissão dos Festejos Farroupilhas realizou esta semana mais uma reunião com as entidades tradicionalistas, a fim de organizar a programação que será desenvolvida no período de 14 a 20 de setembro, este ano mais uma vez seguindo os protocolos de distanciamento em função da pandemia do Coronavírus.
Com relação à chegada da Chama Crioula, Leonardo Soares, presidente da comissão, destacou que a distribuição da centelha no dia 14 de setembro poderá contar com pessoas a cavalo, desde que seguidas algumas recomendações.
“Ficou acertado que todos deverão apresentar GTA para mormo, o pessoal a cavalo deverá comprovar a segunda dose da vacina contra Covid-19 ou apresentar teste negativo. Ainda estamos estudando o número de cavalos por entidades, a fim de evitarmos aglomeração”, frisou.
Durante a reunião ficou definido que o grupo utilizará o espaço da Estação Cultura e da Casa de David Canabarro para a realização das atividades, que serão desenvolvidas ao longo da Semana Farroupilha. A parte cultural contará com a realização de lives, que mostrarão as profissões e os rituais campeiros, a culinária, história e cultura gaúcha.
Na Casa de David Canabarro será relembrada a história de “Porongos” e do próprio David Canabarro, além de apresentar a dança e a evolução da mulher gaúcha.
Leonardo Soares contou que a comissão está preparando um documentário sobre as várias faces da mulher gaúcha, o qual será apresentado durante toda a Semana Farroupilha. Já a Praça da Estação será palco dos drive in com apresentações artísticas.
A próxima reunião do grupo está marcada para o dia 14 de julho, onde serão apresentados os currículos das mulheres indicadas a concorrerem a patronesse da Semana Farroupilha em Livramento.
“Devido a homenagem ser para Anita, ficou acordado que iremos escolher uma mulher. As indicações foram feitas pelas entidades e na próxima reunião iremos escolher a patronesse”, finalizou.
Projeto “Caminhos de Anita”
Durante a reunião foi lançado o projeto cultural “Caminhos de Anita”, o qual contempla uma série de atividades culturais e contará com a participação de Liliana Cardoso, patrona da Semana Farroupilha de Porto Alegre; Alessandra Mota, ex-prenda do Rio Grande do Sul e atual vice-presidente da Comissão Estadual que celebra o bicentenário de Anita Garibaldi e da declamadora Julia Azambuja.
Leonardo explicou que será realizado um projeto nas escolas públicas estaduais e municipais, e particulares que serão convidadas, junto com a 19ª CRE para tratar sobre Anita Garibaldi. O projeto é voltado para todas as idades escolares e terá como tema principal as diversas faces e a importância da mulher gaúcha, onde as crianças vão retratar esses sentimentos através de desenhos, poesias, entre outros.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266