Prioridade da Secretaria de Planejamento é a regularização fundiária
Suellen Frescura (esquerda), secretária adjunta, e Celina Martinez, secretária de Planejamento e Meio Ambiente
Dando sequência à série de entrevistas com o primeiro escalão do Governo Municipal, o Correio do Pampa conversou com as responsáveis pela Secretaria de Planejamento e Meio Ambiente, a secretária Celina Martinez e a secretária adjunta Suellen Frescura, ambas servidoras concursadas do município. Celina é gestora pública e trabalhava no setor responsável pelo planejamento orçamentário da secretaria. Por outro lado, Suellen é arquiteta e atuava dentro do setor responsável pelo Plano Diretor do município.
Elas brincam dizendo que são “as secretárias”, já que uma complementa a outra, justamente porque cada uma vem de um setor diferente da própria pasta. “A nossa indicação foi técnica. Nosso nome foi proposto pelo vice-prefeito Evandro Gutebier e a prefeita Ana aceitou. E a gente aceitou o convite justamente por essa proposta que ela trouxe de atuar sempre dentro da retidão da legalidade, trabalhar dentro dos procedimentos técnicos”, explica Celina. Sobre a transição, ela afirma que foi um processo que não apresentou problemas.
Já os primeiros dias de gestão foram dedicados a tomar pé da situação por completo da secretaria. “Como todo início de governo, o Ministério Público começa a demandar novamente várias coisas que estavam paralisadas, temos as demandas dos vereadores, as demandas da própria comunidade, então janeiro foi bem intenso”, destacou. Ainda, a adjunta Suellen complementa dizendo que a questão da pandemia atrasou bastante algumas ações da secretaria, principalmente em questão de fiscalização, mas que já estão sendo retomadas.
Os principais objetivos das secretárias é poder avançar em duas frentes, principalmente, a regularização fundiária e o planejamento pluvial da cidade, para evitar os problemas trazidos pelas enchentes. “A longo prazo, a prefeita tem a prioridade de fazer a regularização fundiária. Nós vamos ter um setor específico para essa questão, porque é uma questão bem complexa socialmente”, destacou Celina. Sobre o mesmo assunto, Suellen explica que a solução vai depender de cada caso, sendo possível a regularização dos lotes ou a realocação de famílias que estão morando em locais de risco. Cabe ressaltar que, como já foi mencionado outras vezes, o Governo Municipal vai promover uma pequena reforma administrativa. Nela, o Departamento de Habitação será fusionado à secretaria que passará a ser Secretaria de Planejamento, Habitação e Meio Ambiente.
Para finalizar, ambas falaram sobre uma importante questão que a Secretaria do Planejamento quer trabalhar: uma central de projetos. A ideia é que o município possa ter um banco de projetos que possam ser oferecidos a deputados federais, ao Governo do Estado, ao Governo Federal, para pleitear recursos. “É muito melhor buscar recursos já com o projeto pronto para vender, do que apenas chegar com ideias ou sonhos”, conclui a secretária Celina.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266