Possível fim da atividade dos cobradores de ônibus segue sendo tema de discussões

0
166

 

 

A notícia da possibilidade de acabar com o emprego dos cobradores de ônibus em Sant’Ana do Livramento, gerou polêmica e indignação dos trabalhadores e da sociedade em geral.

Uma audiência pública foi proposta na Câmara de Vereadores, através da Comissão de Acessibilidade e Infraestrutura, para tratar do tema e contou com a presença de diversos setores, empresários, funcionários, vereadores e membros das associações de moradores.

A manutenção do emprego de cobradores também está sendo defendida pela Frente em Defesa dos Usuários do Transporte Coletivo, presidida pelo vereador Dagberto Reis (PT), que diz ser favorável ao subsídio da passagem, e salienta que se faz necessária uma melhora substancial no serviço de transporte coletivo.

“O transporte coletivo municipal precisa ser licitado com a máxima urgência. Estamos há mais de 30 anos sem uma licitação, e o serviço vem sendo precarizado a cada ano que passa. O governo municipal deveria já ter iniciado o processo de licitação, no entanto o que se apresentou em audiência pública, foi a possibilidade de demissão dos cobradores. Extinguir postos de trabalho é crueldade e não traz nenhum benefício à sociedade, pelo contrário. Quando se tira o cobrador dos ônibus tiramos também, aquela pessoa que auxilia o cadeirante ou outra pessoa que tenha necessidades especiais.  São 31 famílias inteiras que dependem desses salários”, explanou.

Dagberto Reis destaca que não deixará que isso aconteça, pois para que o cargo seja extinto é necessária a revogação ou alteração do artigo 2º, da Lei Municipal 7.261/2017, que garante a existência do cobrador.

“Se vier esse projeto para a Câmara de Vereadores, será uma atitude cruel e desumana de um governo que não quer pagar um subsídio às empresas de transporte público para que elas possam trabalhar, o que já acontece em diversos municípios do RS. Não podemos colocar nas costas dos trabalhadores as dívidas dessas empresas que precisam oferecer um transporte público de qualidade. Nós sempre estaremos ao lado dos trabalhadores e da população que mais precisa”, pontuou.

Procurado pelo Jornal Correio do Pampa, o Sindicato dos Transportes Urbanos (STU), informou, através de sua assessoria, que realizará uma nova reunião com a diretoria para discutir sobre o tema.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266