A Polícia Civil em Livramento registrou mais de 80 casos de estelionato, somente nos meses de janeiro e fevereiro. Uma parcela considerável dos registros envolve os golpes aplicados pela internet. Os registros são dos mais variados, desde falsos anúncios de venda de veículos, onde imagens de um carro que realmente está à venda é copiada pelo golpista e criado um anúncio, onde a vítima efetua a “compra” e tem valores levados. Outro golpe comum é o de indivíduos, se passando por parentes próximos, pedindo ajuda financeira em aplicativos de mensagens, pedem para a vítima enviar dinheiro para uma conta de um terceiro através do Pix e, após o envio, o valor é perdido. Existe também o golpe em aplicativos de relacionamento, onde a vítima é seduzida pelo estelionatário. O golpe dos nudes, onde farsantes se passam por policiais para extorquir a vítima para que não sejam divulgadas as imagens, entre outros crimes de estelionato, conforme a “criatividade” dos estelionatários.
Em conversa com Giovana Müller, Delegada da 1ª Delegacia de Polícia de Livramento, este tipo de registro está cada vez mais comum e nos primeiros meses já contabilizam 81 registros em Livramento, sendo 42 em janeiro e 39 em fevereiro. Os dados de março ainda não foram divulgados pela Secretaria de Segurança Pública do RS. A delegada Giovana alerta para que haja sempre uma desconfiança em pedidos nas redes sociais, estratégia para evitar que a vítima seja lesada. “Os registros de casos de estelionatos aumentaram muito desde o início da pandemia. Nós notamos também a utilização da tecnologia, como e-mails, WhatsApp, entre outros. É muito importante que haja a procura por informações sobre os tipos de golpe mais frequentes, sobre como o estelionatário age nos casos. Temos diversos registros de golpes envolvendo pedidos de empréstimos, onde a vítima acaba pagando um valor simbólico e é lesado. Para evitar a desinformação, a Polícia Civil do Rio Grande do Sul disponibiliza um aplicativo chamado ‘PC Alerta’, onde existem tópicos sobre a maioria dos golpes e como evitá-los” pontua.
Este aplicativo foi lançado no fim de 2020 e recebe atualizações de conteúdos de maneira constante, o PC Alerta está disponível gratuitamente para celulares Android e iOS.
Foto: Sentinela 24H
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266