Ocorrências da semana

0
855

Homem é preso após carnear cavalos no bairro São Paulo

Na tarde de terça-feira (17), foi efetuada a prisão de um indivíduo que estaria carneando cavalos no bairro São Paulo. Segundo informações a Brigada Militar recebeu uma denúncia anônima no 190 informando que haviam indivíduos de forma suspeita em um matagal próxima a COBEC.

Os policiais ao chegarem no local, avistaram um veículo de cor escura e logo em seguida avistaram um Monza de cor verde, que estava abandonado, ao averiguarem o veículo, foi encontrado em seu porta-malas aproximadamente 200 kilos de carne, que a princípio seria de cavalo.

Posteriormente a BM abordou um indivíduo que estava próximo ao local do carro, já que populares seguraram o homem para que não fugisse. O suspeito relatou que estaria na localidade para ajudar outra pessoa a carnear cavalos roubados e assim encaminhar ao receptador, proprietário de um estabelecimento comercial, no bairro Armour.  O veículo foi conduzido até a DDPA de Sant’Ana do Livramento, juntamente com homem que teve auto de prisão em flagrante, porém teve liberdade provisória.

 

INVESTIGAÇÃO

Após a prisão do indivíduo, a Polícia Civil juntamente com a Força Tática, Brigada Militar e Vigilância Sanitária se deslocaram até o estabelecimento comercial, no bairro Armour, onde havia a suspeita de venda de carne sem procedência. Ao chegarem no local foram realizados todos os procedimentos, e após averiguarem, acabaram encontrando atrás de um armário, uma câmara, onde estavam carnes. O IGP esteve no local para identificar se a carne realmente seria de equino, sendo a mesma apreendida. Já a Vigilância Sanitária efetuou uma multa ao dono do estabelecimento e o caso continua sendo investigado.

 

APREENSÃO

 Além da apreensão de carnes sem procedência que ocorreu nesta semana no estabelecimento do bairro Armour, segundo informações, esta não seria a primeira vez que o açougue teria sido autuado pela Policia Civil e Vigilância Sanitária, já que no ano de 2020 foram apreendidas cinco toneladas de carne sem procedência. Na época do ocorrido o dono não especificou a origem do material e acabou sendo detido. A carne foi enviada até Santa Maria e acabou virando ração, por motivos de não se saber a origem do material.

 

DESAPARECIMENTO

Segundo informações, dias antes da prisão do indivíduo, muitas pessoas haviam relatado o desaparecimento de vários cavalos que estariam no bairro São Paulo e bairros próximos. Porém após a prisão do homem foram encontrados algumas cabeças de cavalos no local, onde ele havia carneado, que a princípio poderiam ser dos animais desaparecidos. Já na quinta-feira circulou nas redes sociais um vídeo, onde havia mais um cavalo carneado, que a princípio teria sido morto naquela tarde e acabou sendo encontrado por moradores que vivem próximo ao local. A dona do animal que mora no bairro Bela Vista, acabou desabafando nas redes sociais, já que procurava o seu cavalo desde o dia 13 de agosto.

“Olha aí pessoal seguiu a mesma coisa e ainda tem gente que defende um tipo de gente que faz isso. Se foi nosso mouro véio que fazia 15 anos que estava com a gente, se hoje somos o que somos é graças a ele, se hoje temos o que temos era graças a ele, que com chuva ou com sol nos carregava para cima e para baixo. Nosso moro véio que muita fome nos matou, moro véio que muito puxou lenha para nos sustentar, porque tanta crueldade com eles. A família toda está destruída, ele já era velhinho, mas era nosso parceiro, não podia morrer assim dessa maneira, essa dor nunca vou superar, que Deus faça justiça, entregamos nas mãos de Deus” comenta a jovem.

 

MORADORES

A reportagem do Correio do Pampa conversou com moradores do bairro Armour que relataram ficar bastante surpresos e revoltados com o ocorrido, já que não imaginavam que este tipo de situação acontecia em Livramento. Um dos moradores relatou que a única coisa que sabia era que em outras regiões existem frigoríficos que compram cavalos especificamente para esta função, ou seja utilizar para fazer mortadela, porém da forma que aconteceu na cidade ele nunca havia visto, já que os animais eram roubados e carneados sem higiene alguma.

 

AÇÃO

 Policia Civil realiza operação Castelo de Areia

Nesta semana a Polícia Civil com apoio da Brigada Militar, desencadeou a Operação “Castelo de Areia”, onde deu cumprimento a dois mandados de busca e apreensão e a um mandado de prisão preventiva.

O indivíduo com as iniciais O.M.O, de 41 anos, foi preso suspeito de tráfico de drogas e associação. No total foram apreendidos objetos de procedência duvidosa, aparelhos de celulares e uma balança, após os procedimentos legais o preso foi encaminhado à PESL.

APRENDIZADO

Brigada Militar realiza 5º Workshop Virtual do Departamento Administrativo

O Departamento Administrativo da Brigada Militar (DA) estará promovendo o 5º Workshop Virtual do Departamento Administrativo, “Estágio Probatório dos Militares Estaduais”, no dia 1 de setembro, das 10h às 12h. O evento ocorrerá no ambiente virtual Cisco Webex Events e será destinado aos Chefes e Auxiliares da primeira seção (P1) dos Departamentos, Comandos Regionais de Polícia Ostensiva, Batalhões, Militares Estaduais e público em geral.

O workshop propõe nivelar o conhecimento e capacitar os Militares Estaduais no aprimoramento dos procedimentos administrativos sobre o Estágio Probatório.

SOLIDARIEDADE

 Campanha Estrada Solidária arrecada mais de 68 toneladas de alimentos no Rio Grande do Sul

A Polícia Rodoviária Federal realizou em todo o Brasil a arrecadação de alimentos não perecíveis para serem doados aos mais necessitados, e o Rio Grande do Sul foi o estado que mais arrecadou no país.

Diante das necessidades causadas pela pandemia do coronavírus, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), através da campanha Estrada Solidária, formou uma rede de apoio em todo o Brasil para arrecadar alimentos.

Os policiais também fizeram doações, assim como muitas empresas e entidades. Em quase dois meses de ação, foram arrecadadas 68,7 toneladas de alimentos não perecíveis no Rio Grande do Sul, que serão doados nos próximos dias para entidades assistenciais aqui do estado. A PRF agradeceu a todos que participaram de alguma forma deste ato de solidariedade.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266