Ocorrências da semana
INVESTIGAÇÃO
Operação “Patris Arcanus”, da Polícia Federal, afasta agente público
Nesta sexta-feira (10), a Polícia Federal deflagrou, a Operação Patris Arcanum, contra um agente público municipal, suspeito de fornecer dados sigilosos ao seu filho, um investigado pela Polícia Federal por prática de crimes financeiros e de lavagem de dinheiro.
Foi cumprido um mandado de busca e apreensão na Secretaria Municipal em que trabalha o investigado. Além das buscas, foram decretadas diversas medidas cautelares em face do investigado, inclusive o afastamento da função pública exercida.
As medidas foram expedidas pela 11ª Vara Criminal da Justiça Federal em Porto Alegre, esta ação tem vinculação com a deflagração da Operação Massari. A partir das buscas e diligências realizadas na última semana, identificou-se que o agente público contatava regularmente seu filho para fornecer informações sigilosas vinculadas à atuação de órgãos de segurança pública.
A prática identificada mostrou-se de singular gravidade, visto que a função ocupada pelo investigado possibilitava o acesso a sistemas de registros e de cadastros de veículos e pessoas. Inclusive, foi identificado que o suspeito forneceu dados de viatura da Polícia Federal ao seu filho, utilizando-se dos sistemas cadastrais que mantinha acesso.
Tudo indica que o suspeito alimentava seu filho com informações sobre as eventuais ações conjuntas que contavam com o apoio de servidores do Município. Foi identificado, por exemplo, que o suspeito fornecia informações sobre realizações de blitze e de ações integradas com órgãos de segurança.
O filho do investigado utilizava essas informações sensíveis como estratégia de contrainteligência, notadamente porque uma das práticas pelas quais está sendo investigado envolve justamente o transporte de grande quantidade de dinheiro sem origem comprovada.
O objetivo da ação foi coligir elementos que exponham o grau de envolvimento do agente público com as práticas criminosas de seu filho. Além disto até o momento não existe nenhum indicativo de que o investigado tivesse colaboração de outros agentes públicos funcionários da Prefeitura.
Após a repercussão do fato na cidade, membros do Executivo confirmara à mídia local, que o agente público municipal afastado, se trata do Secretário de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, José Serpa.
Ao fim da tarde, o Executivo Municipal divulgou o nome de Marcio Goulart como secretário interino da pasta do Trânsito.
Prefeitura Municipal divulga nota sobre o caso
Na manhã desta sexta-feira (10), a Prefeitura Municipal divulgou uma nota sobre a afastamento do Secretário Municipal de Trânsito, Transporte e Mobilidade Urbana, após ação da Polícia Federal.
Em nota, o Executivo informa que irá abrir processo administrativo para apuração dos fatos. Confira na íntegra o comunicado.
“Nota de Esclarecimento
O Governo Municipal vem através desta nota informar que recebeu na manhã de hoje (10), através da Polícia Federal, a notificação para afastamento de um funcionário da pasta municipal de Trânsito e Mobilidade Urbana, determinação que foi cumprida ainda na manhã dos fatos.
O tema da investigação é de cunho pessoal do referido servidor, não cabendo a Gestão Municipal exercer linha de diálogo sobre o tema.
Outrossim, o Governo Municipal se colocou a disposição para colaborar no que for necessário e reitera seu compromisso com uma administração transparente e responsável.
Ainda na manhã dos fatos foi determinada a abertura de processo administrativo para a apuração do ocorrido e determinar a eventual existência de infração administrativa”.
PRISÃO
Três foragidos da penitenciária são recapturados em Tacuarembó
Nesta semana o Ministério do Interior do Uruguai informou, que a Polícia de Tacuarembó recapturou três dos 8 fugitivos da Penitenciaria de Sant’Ana do Livramento. Foi realizada uma operação em uma residência na capital departamental. Dois recapturados são uruguaios e um é brasileiro, os três foram detidos e já se encontram à disposição da Justiça.
“Esses criminosos faziam parte de um grupo que havia fugido do presídio de Sant’Ana do Livramento, dois dos quais já haviam sido recapturados pela polícia de Rivera e agora três por uma equipe da sede de Tacuarembó. Armas de fogo, entorpecentes e munições também foram encontradas na casa. Foi tudo apreendido”, disse o delegado de Polícia da cidade de Tacuarembó.
“Sua requisição internacional estava pendente. Um deles foi condenado por roubo, outro por tráfico de drogas e porte de arma de fogo e munições e o restante por crime de roubo. O dono da casa onde essas pessoas estavam também foi preso”, finalizou.
AÇÃO
Mandados de busca e apreensão são cumpridos em Livramento
Na manhã de quinta-feira (09), os agentes da Policia Civil desencadearam uma operação visando o combate de organizações criminosas voltadas ao tráfico de drogas. Na ocasião foram cumpridos 10 mandados de busca e apreensão em Sant’Ana do Livramento e em celas nas penitenciárias de Caxias do Sul, Santa Maria e Charqueadas. Também foram cumpridos mandados de prisão preventiva contra J.D.R.A, líder de facção criminosa, atualmente recolhido ao sistema prisional, e sua companheira G.V.P, além de efetuada a prisão em flagrante de O.J C.P por crime de posse de arma de fogo. Foi apreendido uma espingarda calibre 28 e 70 munições de calibres diversos, não foi arbitrada fiança, pois a autoridade policial representou pela decretação da prisão preventiva.
Após os procedimentos de praxe, os indivíduos foram encaminhados à penitenciária à disposição do Poder Judiciário. A operação contou com o apoio de 35 agentes policiais de toda a 12a região policial, abrangendo agentes do SIPAC – Serviço de Inteligência policial e Análise Criminal da Delegacia Regional e demais agentes das cidades de Santana do Livramento, Rosário do sul, Quaraí e Cacequi, bem como o apoio de policiais militares do canil do 2o RPMon.
ENTORPECENTES
Homem é preso por tráfico de drogas
Nesta quinta-feira (09), a Policia Militar estava no serviço de Policiamento ostensivo com seus demais colegas de guarnição, quando avistaram o indiciado efetuando a entrega de produto entorpecente na frente de sua residência para um outro homem. Após enxergar a polícia, o indivíduo acabou fugindo para um beco, onde os policiais não conseguiram alcança-lo. Em razão disto a guarnição abordou o autuado na garagem do imóvel que estava aberta e ao revista-lo foi encontrado seus porções de cocaína no bolso de sua bermuda, também a quantia de R$ 835,00 e $ 2,210,00 pesos uruguaios.
No interior da residência os policiais encontraram o restante da cocaína e uma balança de precisão em cima de um sofá na sala. Foram encontrados dois aparelhos de telefone celular que estavam na posse do indiciado no local de sua prisão, foi dada voz de prisão ao autuado e ele foi encaminhado a DPPA de Livramento.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266