Obras da nova unidade do Sest/Senat devem ser concluídas em 2021
As obras da nova unidade do Sest/Senat, em Sant’Ana do Livramento, estão a todo vapor. Essa é uma das oito unidades que expande o Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte no Estado do Rio Grande do Sul. Tendo iniciado em 1º de maio deste ano, a obra tem previsão de conclusão em abril de 2021.
O Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários de Cargas Nacional e Internacional de Santana do Livramento – Sinditransportes, está acompanhando o andamento da obra desde o início. Para Angelo Mello, presidente do sindicato patronal, “o trabalho que o SEST SENAT proporciona aos trabalhadores do transporte é de fundamental importância pois quem irá ganhar com a instalação da nova unidade é o setor e a comunidade santanense”, afirma Angelo, que também é conselheiro do Sest/Senat e vice-presidente da Fetransul.
Angelo Mello lembra que a solicitação da instalação de uma unidade do Sest/Senat ocorreu ainda em 2009, quando ele encaminhou ofício ao então presidente regional da instituição no Rio Grande do Sul, Paulo Vicente Caleffi. “Nossa cidade possui o maior terminal aduaneiro de fronteira com o Uruguai, estação ferroviária de onde partem mais de 400 carretas por mês de transporte nacional. Além disso, o município conta com quatro empresas de transporte urbano, circulando em média 100 ônibus diariamente”, foram alguns dos argumentos utilizados por Angelo, bem como a necessidade de capacitação profissional de motoristas transportadores e demais trabalhadores do ramo, tendo em vista que as unidades mais próximas ficam cerca de 250 km distantes.
Com as restrições para expansão das unidades, esse projeto permaneceu em análise. Após ser aberta a possibilidade de novos investimentos, que praticamente dobrariam o número de unidades em todo o Brasil, surgiu a oportunidade.
Em reunião ordinária do Conselho Regional do Sest/Senat, em março de 2013, foi aprovada por unanimidade a instalação de uma unidade do Sest/Senat em Livramento, sendo solicitada uma área ao Município para abrigar a mesma. Devido a dificuldades técnicas, porém, o Sest/Senat abriu mão da área cedida e adquiriu uma área própria, localizada às margens da BR158, km 06, próxima ao Porto Seco.
A unidade irá atender trabalhadores do transporte e comunidade de toda a região, com serviços de atendimento odontológico, fisioterapia, nutrição, psicologia, atividades de esporte e lazer. Cursos presenciais e a distância são outros benefícios que a instituição oferece.
O estado do Rio Grande do Sul conta hoje com 12 unidades, são mais de 150 espalhadas em todo o país. No RS, somente na área da saúde, no período de 2019 e 2020 foram mais de 300 mil atendimentos nas especialidades de odontologia, nutrição, fisioterapia e psicologia e mais de 71 mil capacitações presenciais. De janeiro a novembro de 2020 foram mais de 40 mil matrículas em cursos de Educação a Distância.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266