Novas vagas de curta permanência são delimitadas em Livramento

0
214

A dificuldade em encontrar cagas de estacionamento na região central de Livramento se tornou rotina nos motoristas da Fronteira da Paz. Em 2020, segundo dados do Detran RS, haviam mais veículos emplacados na cidade do que habitantes, o número cresce quando se acrescenta a esta conta os veículos emplacados no Uruguai, que circulam no município. Pensando reduzir o tempo dispensado na busca de vagas na zona central, onde muitos veículos passam o dia útil estacionado em frente aos comércios da cidade, houve um projeto para facilitar a vida daqueles motoristas que vão ao centro de Livramento para compras rápidas. Desde quando iniciou a implementação das vagas de curta permanência na cidade, em maio, pela Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade Urbana, já foram delimitadas cerca de 50 vagas neste sistema, onde é permitido ao condutor estacional por 30 minutos no espaço, com a utilização do pisca alerta e nos dias úteis da semana. Os espaços são pontos onde foi verificado um problema de vagas, e/ou solicitações de empresas e comerciantes, que solicitaram à pasta a instalação das vagas.

O projeto piloto do estacionamento rotativo iniciou em algumas ruas do centro de Livramento. Foram delimitadas áreas nas ruas: Rivadavia Corrêa; Vasco Alves; Manduca Rodrigues e Andradas, totalizando quatro quadras com este novo sistema no primeiro momento. Atualmente, o local mais recente com a implementação das vagas foi na rua Duque de Caxias, próximo a sede da 19ª Coordenadoria Regional de Educação. Todos os espaços foram marcados com sinalização de solo e sinalização vertical, onde apontam a permanência máxima de 30 minutos, com a utilização do pisca alerta durante o tempo que estiver estacionado.

Segundo a Secretaria de Trânsito, nos locais mais recentes sinalizados, é ir adaptando motoristas e transeuntes a esta nova realidade, com muito diálogo e tranquilidade. Neste primeiro momento, os motoristas não serão multados por permanecerem tempo a mais no espaço.

Existe a possibilidade da ampliação das vagas de curta permanência, caso haja solicitações por parte de empresários e comunidade, ou a pasta responsável analise a necessidade da criação dos pontos para melhoria no tráfego de veículos, evitando que o condutor fique vários minutos rodando pela cidade para encontrar uma vaga. A má utilização das vagas de curta permanência pode ser punida com multa grave, no valor de R$195,23, além de pontos em sua Carteira Nacional de Habilitação.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266