Movimento Maio Amarelo acentua a importância da responsabilidade no trânsito

Setor de Educação para o Trânsito divulgou dados referentes a acidentes e mortes ocorridos em 2020 até o momento
0
403

Com o intuito de chamar a atenção do poder público, sociedade civil e iniciativa privada sobre os altos índices de mortos e feridos no trânsito, o Movimento Maio Amarelo é celebrado todos os anos, com a utilização ou pintura de laços amarelos que demonstram que a pessoa, empresa ou entidade adota posturas de responsabilidade no trânsito.

O Maio Amarelo coloca em pauta o tema “trânsito”, estimulando a participação da população, empresas, governos e entidades. A escolha do mês de maio para abordar o tema foi proposta pela ONU, quando decretou a Década de Ação para a Segurança no Trânsito (2011/2020). Já a cor amarela foi eleita levando em consideração que é a cor de advertência no trânsito.

 

Dados alarmantes

No ano de 2009, a Organização Mundial da Saúde (OMS) contabilizou cerca de 1,3 milhão de mortes por acidente de trânsito em 178 países.

  • Aproximadamente 50 milhões de pessoas que sobrevivem aos acidentes ficam com sequelas;
  • 3 mil vidas perdidas por dia nas estradas e ruas;
  • 9ª maior causa de mortes no mundo;
  • Atualmente, esses acidentes custam US$ 518 bilhões por ano;
  • Se nada for feito, a OMS estima que 2,4 milhões de pessoas percam a vida no trânsito em 2030; passando a ser a 5ª maior causa de mortalidade no mundo.

 

O trânsito em Sant’Ana do Livramento

 Desde o início da pandemia, o setor de Educação para o Trânsito paralisou suas atividades, reiniciando neste mês, tendo já participado de uma palestra em conjunto com o CFC Santanense; a pintura do laço amarelo, símbolo do Movimento Maio Amarelo, em frente à Intendência de Rivera e, posteriormente, em frente à Prefeitura Municipal. “Estamos retomando aos poucos, pretendemos realizar nos próximos dias ações educativas de abordagem aos condutores”, frisou Luciano Mansilha. Também está na agenda do setor de Educação para o Trânsito a pintura do laço amarelo em frente ao CFC Santanense, nos próximos dias; e a realização de palestras virtuais em escolas de Rivera.

Confira dados divulgados pelo agente de trânsito Luciano Mansilha, responsável pelo setor de Educação para o Trânsito:

 

– 2020

– 15 vítimas fatais (12 sexo masculino, 3 sexo feminino).

– 224 atendimentos de acidentes

 

– 2021 (até o mês de maio)

– 2 vítimas fatais (1 sexo masculino, 1 sexo feminino)

– 79 atendimentos de acidentes

 

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266