Mesmo com dificuldades, Departamento de Estradas Rurais atende demandas do interior do Municípío

0
740

Há anos, as estradas do interior do Município passam por graves problemas estruturais e a administração municipal não consegue fazer frente às demandas. Este ano, foi criado o Departamento de Estradas Rurais, vinculado à Secretaria de Agricultura, e que tem como coordenadora a servidora Elenice do Espírito Santo.

Elenice concedeu entrevista à reportagem nesta semana, contando como está a situação atual das estradas rurais. “Estamos trabalhando firmemente e empenhados em fazer da melhor forma possível com o que temos em mãos. Estamos no Cerro dos Munhoz fazendo a rota do leite e atendendo demandas de alguns outros assentamentos das redondezas”, destacou.

Elenice explicou que o setor trabalha com as demandas recebidas pela população, as quais são cadastradas, vistoriadas (para verificar qual o tipo de maquinário e material empregado) e atendidas conforme a disponibilidade. “Havia uma demanda desde o início do ano que conseguimos atender no dia 09 de junho na localidade conhecida como a “subida do Mingote”. Felizmente, conseguimos dar esse retorno à população, fazendo o alargamento da via, colocação de material e compactação para melhorar o acesso”, explicou.

Segundo a coordenadora, existem cerca de 40 demandas na lista do departamento e a carência de equipamentos é o principal limitante da fluidez do trabalho. “Também atendemos recentemente outras demandas nas localidades da Faxina, Pedras e Florentina”, completou.

Outro problema do departamento está relacionado ao material (pedras que são utilizadas para recuperar as vias). Como o setor não conta com escavadeira hidráulica, o trabalho é feito com retroescavadeira, que não é o maquinário mais adequado para retirar as pedras. Além disso, o caminhão para transportar esse material encontra-se na oficina para conserto, bem como uma patrola. Um caminhão menor, que serve de apoio, está auxiliando no trabalho.

Já sobre a relação dos produtores com o poder público, Elenice destaca que os produtores têm sido parceiros, se dispondo a ajudar de forma efetiva para a realização dos trabalhos. “Na região da Tafona e São Leandro, um produtor disponibilizou uma patrola para auxiliar. Outros deram tubos que foram instalados nas vias para o escoamento da água da chuva e conservação da estrada”, frisou.

Sobre as próximas localidades a serem atendidas, Elenice destaca que está sendo montada uma equipe emergencial para, assim que o maquinário sair do conserto, atender as próximas localidades do cronograma. “A equipe responsável pela revitalização de pontes está no São Leandro e finalizando o Guedes. Falta retomar e concluir a colocação dos tubos na Tafona e finalizar a ação na região da Cruz”, concluiu.

 

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266