Meninos e meninas de 09 a 14 anos poderão ser vacinados contra o HPV

0
200

O Ministério da Saúde ampliou o público da vacina HPV e, a partir desta segunda-feira (24), crianças e adolescentes de 9 a 14 anos poderão receber, a primeira das duas doses em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Município. A mudança iguala a indicação da vacina para meninos e meninas, permitindo a vacinação contra HPV de qualquer pessoa entre os 9 e 14 anos de idade, independentemente do sexo, mediante autorização dos pais.

De acordo com a responsável pela Vigilância em Saúde, Elizângela Furtado, a expectativa é muito boa em relação a adesão da vacina, uma vez que esse ano, foi ampliada para ambos os sexos, impossibilitando ter uma previsão ou estimativa de público, por se tratar de uma faixa etária específica e diferentemente dos outros anos, meninos poderão estar recebendo a vacina.

“Estamos realizando uma campanha juntamente com todas as escolas da rede estadual, municipal e também nas escolas particulares da cidade, que serão parceiras e em alguns casos, ponto de vacinação em locais onde não tenha UBS próximo da escola. Um exemplo disto é a E.M.E.F. Pedro Alencastre, onde teremos uma equipe responsável pela vacinação diretamente no local, mas a preferência, é que os pais ou responsáveis levem as crianças e adolescentes pra receber a vacina nos postos médicos da rede municipal”, explicou.

Inicialmente, era prevista a aplicação de 300 doses da vacina, mas o pedido foi duplicado, totalizando 600 doses, afim de atingir o máximo de público através desta ação que está sendo desenvolvida juntamente com as escolas que estão auxiliando na divulgação da campanha. Os pais dos alunos receberão um documento onde será dada a autorização ou não para a vacina.

“Por se tratar de uma área onde há 4 escolas próximas, UBS Jovelino Santana, no Armour, estará vacinando as crianças a adolescentes no período da noite, no dia 31 de outubro, para os casos em que os pais que estão trabalhando durante o dia, possam levar os filhos para receberem a vacina”, disse.

A imunização contra o HPV em adolescentes é utilizada por mais de 100 países em seus programas nacionais de vacinação e vários deles já possuem estudos de impacto desta estratégia, com resultados positivos no que diz respeito à prevenção e redução das doenças ocasionadas pelo vírus, como câncer do colo do útero, vulva, vagina, região anal, pênis e orofaringe.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266