MANIFESTAÇÃO: Bandeira da Unipampa em ato político gera polêmica
Essa semana, uma polêmica tomou conta da cidade, após a utilização de uma bandeira da Unipampa em um ato político, realizado no fim de semana. O acontecimento foi motivo de especulação por parte de vereadores e pedidos de informação para o campus local.
Conforme o diretor da Unipampa, professor doutor Alexandre Vicentine Xavier, a bandeira não era oficial e não foi autorizada pela direção do campus, a universidade possui duas bandeiras oficiais em tecido e bordadas, com uso único e exclusivo para atividades de ensino, pesquisa e extensão por servidores e alunos do campus com autorização da direção.
“Fomos comunicados sobre o ocorrido no domingo, e assim que tomei conhecimento verifiquei as imagens, não identificando servidores da instituição entre os participantes, nem alunos da Unipampa. Nos tranquilizamos por saber que não eram servidores, já que os mesmos, segundo regimento interno, não podem participar de manifestações político-partidárias utilizando símbolo da instituição a qual servem. Os servidores podem participar de manifestações, desde que não estejam em seu horário de trabalho e nem representando a instituição”, destacou.
Na segunda-feira, o campus tomou conhecimento de que um vereador se manifestou nas redes sociais e utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores solicitando esclarecimentos por parte da Unipampa sobre os fatos ocorridos. “Esperávamos, uma atitude cordial na busca pelas informações, já que estamos sempre à disposição no campus. Entrei em contato com o vereador para conversarmos, e ainda aguardo o retorno, na terça-feira pela manhã, fui surpreendido por um ofício e por uma foto na frente da instituição”, explicou.
Quanto ao documento entregue pelos legisladores, o diretor do campus pontuou que o mesmo será respondido, salientando que a utilização da bandeira não foi autorizada, sendo confeccionada em alguma serigrafia e que o campus não tem como coibir atos externos da comunidade em geral. “A participação destas pessoas não representa o pensamento e nem a opinião da Unipampa, somos uma instituição Federal e temos entre nós pessoas das mais variadas ideologias. Não temos como abrir processo administrativo por não se tratar de servidor, tampouco temos normativas que proíbam a utilização do símbolo da Unipampa em camisetas, bandeiras e outros, pois é comum os cursos confeccionarem materiais para identificação em eventos”, discorreu.
Unipampa como fator de desenvolvimento
De acordo com o diretor Alexandre Vicentine, a utilização da bandeira da Unipampa é um fato pequeno diante da importância da universidade em Livramento, já que o campus local conta com 1600 alunos, 62 professores, 32 técnicos administrativos e 21 profissionais terceirizados que, mensalmente injetam R$1.100.000,00 reais mensais, e R$13.400.000,00 anuais na economia da cidade, além de contribuir para o crescimento da cidade com os projetos de ensino, pesquisa e extensão que desenvolve.
“Estamos presentes em vários projetos, como a Bacia Leiteira e a Ferradura dos Vinhedos, vencedora do Prêmio Experiências do Brasil Rural, onde o Ministério do Turismo fará um treinamento dos produtores locais; fomos parceiros na instalação do primeiro ambulatório Covid-19 junto ao campus, criamos o Pampeano, curso pré-vestibular gratuito para os estudantes. Colocamos anualmente muitos profissionais no mercado de trabalho, e isso muito nos orgulha”, finalizou.
Recentemente, a Unipampa e o IFSul foram convidados para uma conversa com a Ministra de Relações Exteriores do Uruguai, para tratar de graduações binacionais, possibilitando que no futuro os estudantes possam fazer graduações no Uruguai.
Contraponto
Segundo o vereador Felipe Torres, ele e o vereador Mauricio Galo Del Fabro foram procurados por algumas pessoas que denunciaram o uso da bandeira da Unipampa na manifestação. Ambos utilizaram a tribuna para tratar do assunto e após, elaboraram um documento com aproximadamente 07 questionamentos sobre o fato. “Fomos na Unipampa entregar o ofício e fomos recebidos pelo porteiro, que nos informou que o diretor não se encontrava no campus. Depois disso montaram toda uma narrativa menosprezando o fato. Queremos esclarecimentos sobre o que aconteceu, vamos aguardar as respostas e, baseado nisso vamos tomar as nossas medidas, temos nossos representantes e vamos tomar uma medida”, finalizou.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266