Livramento possui 06 minas ativas para extração de material
Recentemente a Secretaria Municipal de Agricultura anunciou a retomada das atividades na mina localizada na Chácara da Prefeitura, a qual terá material extraído para recuperação das vias urbanas e rurais da cidade. Sabendo-se que o Município possui outras minas para a mesma finalidade, a reportagem do Correio do Pampa conversou com a geóloga da SMAPA, Jessica Godoy Pinto, a qual contou que, atualmente o município possui 06 minas para extração de material, explicando também, como é desenvolvido o trabalho nestes locais.
CPAMPA: Quantas jazidas existem no Município? Quantas em operação e quantas inativas?
Jessica: “O Município de Sant’Ana do Livramento possui 6 minas ativas devidamente licenciadas. A geologia do Município está dividida em dois tipos de rochas, na região leste, são encontradas rochas sedimentares e, a região oeste, composta por rocha basáltica. A maioria das minas se encontram na região leste, sendo apenas uma na região oeste. As minas são localizadas de forma estratégica, para atender as localidades, conforme a geologia e a geografia da região. Há apenas uma mina atualmente que fornece material mineral arenítico, localizada no 3° Distrito do Ibicuí, na localidade da Madureira. As demais minas produzem material mineral basáltico, saibro de basalto e rocha. A maior parte da produção de material mineral atualmente, se faz na Mina da Varig, que se localiza na Caneleira, no 6° distrito do Espinilho. Esta mina atende as secretarias de Agricultura e Obras, fornecendo material, fornecendo material mineral basáltico para manutenção das vias urbanas não pavimentadas e aas vias rurais. Nesse mês de novembro, foi publicado o título minerário de Registro de Extração da mina da Chácara da Prefeitura, a qual entrará em operação nas próximas semanas. Estamos em processo de licenciamento para mais uma mina, a Mina Gustavo, que se localiza na região da Libânia, a qual já possui a Licença de Operação – LO e aguarda o requerimento de título”.
CPAMPA: O material retirado das minas é utilizado apenas para pavimentação?
Jessica: “O material oriundo das minas é para uso em obras públicas e adequação e reconstrução de estradas não pavimentadas (rurais e urbanas). Não se trata de pavimentação e sim adequação de estradas não pavimentadas”.
CPAMPA: Qual a quantia de material extraído das minas que estão em atividade?
Jessica: “O material é extraído conforme demanda das secretarias de Obras e Agricultura (Departamento de Estradas Rurais)”.
CPAMPA: A jazida da Chácara da Prefeitura voltou a operar e o material retirado será utilizado para pavimentação das ruas e algumas estradas rurais. Qual a data para início das operações?
Jessica: “A previsão de início das operações é para as próximas semanas, uma vez que os técnicos responsáveis devem atender as condicionantes ambientais da licença de operação antes do início da atividade”.
CPAMPA: Quais os materiais extraídos das minas?
Jessica: “As minas são material mineral para uso imediato na construção civil, tendo como substâncias a rocha basáltica, rocha arenítica e saibro de basalto e arenito. A grande maioria das minas são de material basáltico”.
CPAMPA: Há previsão de colocar outros pontos em funcionamento, ampliando a capacidade de retirada de materiais?
Jessica: “As minas são locadas conforme a necessidade, geologia e geografia das frentes de obra, possuindo vida útil, ou seja, uma vez exaurida a mina há necessidade de abertura de novas”.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266