Nesta quinta-feira (07), o presidente da CGT Eletrosul, Antônio Carlos do Nascimento Krieger, acompanhado de diretores da empresa, esteve na cidade para uma reunião no auditório da Acil, onde foi anunciado o novo investimento da companhia no Município de Livramento.
A implantação do Parque Eólico Coxilha Negra, se dará próximo ao parque já existente, concentrando os esforços da empresa na fase de contratação e posterior mobilização das obras, previstas para finalizarem em 2024.
A reunião contou com a presença de autoridades civis, militares e representantes da sociedade civil que, atentos às explanações, receberam com muita satisfação o anúncio do novo empreendimento.
Coube ao presidente Antônio Carlos Krieger contar um pouco da história da CGT Eletrosul, companhia de geração e transmissão de energia elétrica do sul do Brasil, que integra o sistema Eletrobrás.
Vencedora do primeiro leilão de energia exclusivamente eólica e responsável pelo primeiro parque eólico do sistema Eletrobrás. Após anos de pesquisa e mapeamentos, investimentos em tecnologia e na formação de pessoas, a visão inovadora se transformou em um empreendimento real: o Complexo Eólico Cerro Chato, atualmente com 69 aerogeradores, instalados em uma área total de 10.832 hectares, com capacidade de produção de 138 MW.
Antônio Krieger explicou que para implantação dos parques não é necessária a desapropriação de imóveis, pois os aerogeradores ocupam apenas uma pequena área, sendo praticamente nula a interferência nas atividades originais da propriedade durante a fase de operação.
Além disso, quando da instalação dos parques e sua manutenção, são realizadas inúmeras melhorias nas vias de acesso ao empreendimento e na infraestrutura existente.
O presidente da CGT Eletrosul, Antônio Krieger apresentou aos empresários os programas ambientais desenvolvidos pela empresa, bem como as certificações e prêmios recebidos ao longo da atuação da mesma.
Parque Eólico Coxilha Negra
A apresentação do novo empreendimento da CGT Eletrosul ficou sob a responsabilidade do engenheiro Kleber Costa, o qual explicou que a implantação do novo parque eólico significa a continuidade da política de investimentos da empresa, com o objetivo de expandir a geração eólica.
Em uma área aproximada de 126km², o Parque Eólico Coxilha Negra contará com 72 aerogeradores, 02 subestações coletoras, potência instalada de 302,4 MW em um investimento estimado de R$2,1 bilhões.
O novo complexo eólico contribuirá para o desenvolvimento local, garantindo geração de emprego e movimentando a economia da Fronteira. Conforme anunciado na reunião, o complexo gerará em torno de 500 empregos diretos no pico da obra, entre 2023 e 2024. De acordo com o engenheiro, será necessária mão de obra para a construção civil, montagem eletromecânica e montagem dos aerogeradores.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266