Frio do inverno “aquece” a venda de lenhas
Com a chegada das baixas temperaturas, as roupas pesadas, cobertores e edredons, entre outras formas de aquecimento trocam de lugar com as roupas leves no guarda roupas. Outras formas de aquecer o lar são compradas e/ou instaladas como aquecedores elétricos, lareiras e o tão famoso fogão à lenha. Esses últimos citados exigem a compra de seu “combustível” e é aí que seu João Perez, de 70 anos, entra na história. De seus 70 anos, João Peres está há 38 anos trabalhando com o corte e venda de lenha.
Perez conta que começou com a venda de lenha ainda quando era jovem e a madeiras vinham da zona rural da cidade: “Já trabalhei vendendo lenha em diversos bairros da cidade, estive vários anos na rua Salgado Filho, antigamente eu morava em campanha, cortava e trazia para a cidade para oferecer de porta em porta e agora estou aqui na avenida 24 de maio e sempre trabalhando com lenha”, conta.
Também como alternativa ao gás de cozinha, custando mais de R$ 100 a lenha ganhou espaço nos lares brasileiros durante a pandemia. Em 2020, o consumo de restos de madeira em residências aumentou 1,8% frente a 2019, segundo a Empresa de Pesquisa Energética (EPE). A pandemia também alterou o comportamento dos clientes de João: “A Pandemia mudou tudo para todos. Houve uma mudança total. Tudo está mais caro, mais difícil e estamos trabalhando mais, entretanto, recebendo o mesmo ou até as vezes menos. Então houve essa mudança de pensamento, as pessoas que compravam lenhas para seu fogão ou lareira, em grande quantidade, ou por metro como chamamos aqui, agora compra algumas bolsas com astilhas e assim acaba reduzindo o fluxo de arrecadação, pois aquela pessoa compra menos, nós recebemos menos também”, destaca.
João Perez conta que o movimento de sua Lenheira se dá mais nos dias frios do ano, como solução para os períodos quentes, Perez além de garantir a lenha para o churrasco de santanenses, também realiza cortes especiais, voltados para obras e serviços pontuais: “Além da lenha propriamente dita, como astilhas, também temos tocos para lareira, trabalhamos praticamente com todos os tipos de lenha, temos também varas de eucalipto, moirões, todos de eucalipto colorado. Também faço serviços particulares, alguns pedidos em madeiras, entre outras coisas”.
Quase completando 40 anos de trabalho focado em madeiras, João Perez busca repassar seus ensinamentos para seus filhos e demais familiares, como forma de fundamentos, onde o conhecimento no manuseio de madeiras garante experiência para a vida: “Eu brinco que coloquei toda a família para trabalhar comigo na lenha. Todos são gente de casa como digo, tem filho, filha que trabalham comigo. Enquanto estão parados, produzem a lenha aqui e ficam ganhando um dinheirinho”, finaliza.
Para adquirir os produtos de João Perez, sua lenheira fica na avenida 24 de maio, próximo aos trilhos, o telefone para contato é (55) 9 9980-2930, este número também é WhatsApp. Sua lenheira também realiza entregas, aceitando pagamentos via Pix e Cartões.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266