Ferradura dos Vinhedos será cenário de passeio dia 18 de junho

0
358

 

 

A Ferradura dos Vinhedos será cenário de mais um passeio turístico, em parceria com a Agência de Turismo Corticeiras e o CTG Presilha do Pago, o “santanense” Avelar Fortunato, com visitantes de SC e amigos de Livramento, percorrerão a via, no dia 18 de junho, sábado.

Idealizador e materializador do roteiro, o professor doutor Avelar Fortunato realizou diversos projetos de extensão com grupos de trabalhos de alunos e técnicos da Unipampa, os quais culminaram com a criação do roteiro, institucionalizado pela Universidade Federal do Pampa.

Como o professor Fortunato estará visitando a Fronteira nesta data, tem mobilizado um grupo de amigos para realizar o passeio, para rever as belezas naturais e os empreendimentos novos localizados no roteiro. Para ele, “este será um momento de congregar amigos, dos quais estou com muitas saudades e rever o roteiro (com mais saudade ainda) além de conhecer os equipamentos turísticos novos que foram criados”, frisou.

O roteiro

O passeio está dividido em três momentos distintos: o primeiro, com saída às 8h08, em frente a Unipampa que percorrerá em carros particulares, a alça norte do roteiro (estrada de difícil acesso). Esta parte inclui: “repisar” as Pegadas de Dinossauro; Cerro de Palomas, com subida e descida a pé; triângulo da Cruz: Passo, Cerro e Cemitério (história) e Passo do Guedes (história).

No segundo momento o grupo irá até o CTG Presilha do Pago, onde será servido um almoço ao valor de R$100,00, para o qual é necessário reservar convites com antecedência com Marco Antônio, no telefone (55) 99100-0309. O almoço faz parte da atividade Vinhos, Assados e Milongas, evento preparatório do 7º Festival Binacional de Enogastronomia, que ocorrerá em julho, na Fronteira.

À tarde, o passeio turístico pela Ferradura dos Vinhedos tem continuidade com as guias Viviane Maciel e Vera Reis, que conduzirão os visitantes pela alça sul do roteiro. Esta programação conta com transporte saindo às 14h, com embarque nos principais pontos centrais, seguindo em direção aos seguintes pontos: city tour histórico e vista panorâmica da Linha de Fronteira;  Terroá Campanha, local histórico, para eventos, com degustação de cucas em parceria com “Delicias da Sandra”; Casa Albornoz, produção de azeites de oliva, mel e nozes; Vitivinícola Cordilheira de Santana, visita e degustação; Vinícola Almadém, vista do maior vinhedo do Brasil e anúncio de novidades; Café Campeiro no Passo do Guedes, com degustação das delícias da gastronomia local e passeio com cavalos mansos, após o grupo retorna para o centro da cidade.

As reservas devem ser feitas com a Agência de Turismo Corticeiras, no valor de R$140,00, incluindo degustações, café, transporte e guia, interessados podem entrar em contato através dos telefones (55) 999193202 com Viviane, ou (55) 996856346, com Vera.

 

Diálogo com lideranças

O idealizador do roteiro já vem discutindo com empresários da rede hoteleira para que os hotéis comprem as delicias de iguarias produzidas pelos atores sociais do roteiro para oferecer no café da manhã de seus empreendimentos.

“É normal, o turista gostar de comprar ou consumir produtos do local, e os produtos da Ferradura podem, muito, agregar valor às hospedagens”, frisou o professor Fortunato.

Como a Rota já conta com cerca de 70% asfaltados, pertencentes à União e ao Estado do RS, o professor Avelar quer dialogar com lideranças da cidade com o objetivo de criar sinergia e convergência, para estadualizar (sem asfaltar no momento) os 30% não asfaltados da via.

“Isto é importante porquê já dará trafegabilidade ao roteiro turístico bem como aos produtores rurais (escoamento do agronegócio e da agricultura familiar), escolas e moradores do local”, finalizou.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266

More News