Espaço do Empreendedor e Sebrae atuam juntos no auxílio dos microempreendedores individuais

0
417

Há aproximadamente 06 anos, junto ao prédio da Secretaria Municipal da Fazenda, foi criado o Espaço do Empreendedor, atualmente sob a coordenação de Marcelio Castro Vaz Torres e como parte da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, a cargo da secretária Adriana Muniz, o local, que incialmente apenas fornecia guias e realizava abertura de firmas, hoje oferece uma série de serviços para os microempreendedores locais.

O Espaço do Empreendedor atende basicamente microempreendedor individual, onde é realizada abertura e fechamento de empresa, alteração, parcelamento, nota fiscal, também são fornecidas informações sobre alvará de saúde e de localização, meio ambiente, além do suporte para aqueles que realizam o desenquadramento e auxílio para que os MEI’s participem das licitações.

Atendimentos no Espaço do Empreendedor

Segundo Marcelio Torres, de janeiro até julho de 2021, o Espaço do Empreendedor realizou 193 formalizações, em um total de 1815 atendimentos, aumentando a procura pelas informações a partir de fevereiro, não diminuindo o índice mesmo no período da pandemia.

“Pelo que eu vejo, esse número continua o mesmo, na base de umas 35 formalizações por mês. Existem várias áreas de atuação do microempreendedor, mas as mais procuradas são na parte de alimentação, plantões de bebidas, mercearias e pet shop para venda de ração”, explicou.

De acordo com Marcelio Torres, outro serviço bastante procurado pelos microempreendedores é o empréstimo, disponibilizado pelo Governo Federal através dos programas Pronamp e Famp, solicitados diretamente pelo site e com apoio de várias instituições bancárias. Marcelio contou que, recentemente, o Senado aprovou o aumento de 80 mil para 130 mil ano, o índice de faturamento do microempreendedor, possibilitando que as microempresas consigam contratar até dois funcionários com carteira assinada, gerando mais empregos e renda no Município.

“Em média de 15 microempreendedores por mês vem até o espaço adquirir informações sobre esses programas de crédito, e a grande maioria já sai do local com o cadastro realizado, pois auxiliamos os mesmos neste processo”, pontuou.

Para a abertura de MEI, a pessoa deve levar as originais do RG, CPF, título de eleitor, comprovante de residência e disponibilizar um número de celular e e-mail, necessários para cadastro no gov.br. Ao fim do cadastro, é informado o número do CNPJ e a atividade fim do empreendimento, além do termo de dispensa de alvará e funcionamento, de acordo com a nova resolução de 2019, no caso de o MEI desejar emitir nota fiscal, basta entrar via protocolo na Secretaria da Fazenda e solicitar.

O Espaço do Empreendedor atende de segunda à sexta-feira, no horário das 7h30 às 13h30, junto ao prédio da Secretaria Municipal da Fazenda.

“Mesmo com o espaço pequeno, conseguimos atender um número significativo de empreendedores, o que proporcionou que a sala ganhasse o troféu Bronze. Em breve teremos um novo espaço, pois, o novo Governo Municipal está estudando a possibilidade de instalar a sala em outro espaço, mas acolhedor de forma que possamos auxiliar não apenas o MEI, mas todos empreendedores”, finalizou.

O apoio do Sebrae às micro e pequenas empresas

O Sebrae- Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas, tem como missão promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos pequenos negócios. Conforme Patrícia Wortmann Reis da Luz, analista de relacionamento do Sebrae, são atendidos 3 portes empresariais, o MEI- Microempreendedor Individual, as empresas ME- Microempresas e EPP- Empresa de Pequeno Porte, além dos potenciais empreendedores que desejam formalizar seu negócio, sempre objetivando fortalecer as empresas e acelerar a economia. Patrícia Wortmann conta que o Sebrae oferece também programas de capacitação, cursos, orientação de acesso à créditos, inovação, feiras, missões empresariais, rodadas de negócios, consultorias de gestão e tecnológicas.

“Todo empreendedor já estabelecido e em atividade ou potencial empreendedor que deseja abrir seu próprio negócio, pode procurar o Sebrae em Livramento para ter toda orientação necessária para apoiar sua gestão”, frisou Patrícia Wortmann.

O Sebrae conta ainda, com um portal, onde é possível ter acesso à todas informações, o serviço está disponível no endereço eletrônico www.sebraers.com.br/aoseulado. Os interessados podem entrar em contato através dos telefones 32424183 ou (55) 996268055.

Tagssebrae

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266