Nesta semana as Escolas Municipais de Sant’Ana do Livramento retornam a presencialidade, e para saber como foi esta primeira semana de atividades em sala de aula, após o período à distância, a reportagem do Correio do Pampa conversou com diretoras e vice-diretoras de algumas escolas, que contaram como foi o início do ano letivo.
Tania Valéria Har Baptista
Diretora da Escola Municipal do Ensino Fundamental Professor Pacheco Prates
“O retorno presencial ocorreu em um clima de muita alegria pelo reencontro e principalmente, porque não é mais necessário este revezamento entre as crianças por conta da ausência do distanciamento, claro que os protocolos de segurança continuam. Eu digo ser de alegria, porque ficamos muito tempo afastados tanto 2020 quanto 2021, nós ficamos distantes mais do que nunca, por isso a gente entendeu que a aprendizagem ela ocorre com interação, então esta necessidade da interação do professor com o aluno é muito importante e decisiva no processo de aprendizagem, então foi com alegria este retorno as aulas presenciais. Aqui na nossa escola o diferencial é que ainda não temos a obra de contenção das salas de aula, então temos 20 turmas, 10 turmas pela manhã e 10 turmas a tarde, sendo 502 alunos matriculados e frequentando a nossa escola, no bairro Wilson. Temos espaços que são utilizados como sala de aula, 8 espaços de manhã e 8 espaços a tarde, então pela tarde e manhã são duas turmas e ainda estamos no rodizio, além disto os alunos permanecem com atividades em casa, dadas anteriormente , deste modo garantimos o retorno de todos, se não teríamos que voltar com uma parcela de alunos e a outra não. Os cuidados obedecem aos decretos estaduais e municipais, ou seja, medimos a temperatura, utilizamos álcool gel, os banheiros são higienizados a cada uso, todos utilizam máscaras e caso alguma criança apresentar algum sintoma gripal é orientada a permanecer em casa”.
Leila Machado Boaventura
Diretora da Escola Municipal Professor Dias
“A equipe de trabalho já estava otimista para este início de ano letivo. O trabalho remoto impossibilitou o que há de melhor em uma escola: as relações interpessoais, as trocas de experiências e aprendizados que ocorreram fluentemente na presencialidade. Nossos alunos também estavam ansiosos por este reencontro, ao rever colegas e professores demonstraram a felicidade de estar na escola. Espero que este ano seja muito produtivo e que nossos alunos possam superar lacunas no processo de ensino e aprendizagem, no período de ensino a distância. A modalidade de ensino que mais foi afetada no ensino remoto foi a de Educação de Jovens e Adultos (EJA), pois foram os que realmente em sua totalidade não conseguiram acompanhar e somente agora estão retornando, por isso temos muito a comemorar. Ao todo retornaram 99% dos alunos, já que somente dois alunos estão de forma remota por motivo de doença. Estamos mantendo todos os cuidados, uso de mascaras, higienização das mãos, medição de temperatura, distanciamento e higienização dos ambientes”.
Carmen Silva Alves
Vice-Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Saldanha Marinho
“Iniciamos com tranquilidade as aulas presenciais, com um número bastante expressivo. Acreditamos que o retorno ao presencial era necessário e muito positivo tanto para os alunos família e professores, sendo um número expressivo de alunos que retornaram, sendo praticamente 100%. Estamos tomando os cuidados necessários e seguindo todos os protocolos, como uso de máscara, álcool gel e distanciamento sempre que possível. Temos o recreio normal, mas sempre observamos os alunos para seguirem os cuidados necessário”.
Cátia Simone Fernandes
Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Pref. Camilo Alves Gisler
“O retorno dos alunos foi positivo temos alunos vacinados em sua maioria, bastante contentes de estarem na escola, sendo todos os alunos de forma presencial, com 100% de frequência. Tomamos todos os cuidados, as máscaras continuam sendo utilizadas, temos a higienização com álcool gel, cuidado com os alunos febris, já que as mães também não mandam para a escola se tem alguém doente da família. Temos esta conscientização da comunidade que sempre nos ajuda muito”.
Fátima da Rosa Pires Tamara
Diretora da Escola Municipal Cívico Militar João Souto Duarte
“O retorno às aulas foi maravilhoso, poder ver o sorriso no rosto dos alunos foi sensacional. No momento temos apenas um aluno em ensino remoto, já que tivemos o retorno de 99 % dos alunos. Estamos usando máscaras, tapete sanitário e álcool em gel, somente pais com alunos em fase de adaptação e que choram no início do trabalho permanecem no pátio interno, além disto cada aluno possui a sua garrafinha”.
Elisângela Dornelles de Oliveira
Diretora da Escola Municipal Silveira Martins
“O retorno as aulas presenciais são de grande importância para o processo de aprendizagem do aluno, estávamos bastante ansiosos com este retorno e temos uma preocupação enorme em tentar sanar as lacunas deixadas pela pandemia, mas temos muito trabalho pela frente. Eu como diretora desta escola, estou feliz em poder começar na presencialidade na data agendada pela SME e também por estar com o quadro de professores completo. Temos apenas 1 aluna que está no ensino remoto, mas por conta de recomendações médicas, mas temos ao todo 99% dos alunos de forma presencial. Seguimos os protocolos conforme decreto municipal, verificando a temperatura na entrada, uso do álcool em gel e o uso da máscara, além dos protocolos com a higienização do ambiente”.
Caren Cristina Simões do Couto
Diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Célia Irulegui
“Esta semana está sendo um período de adaptação, alguns alunos ainda estão chegando, mas sinto todos familiares e alunos tranquilos. No momento não temos nenhum aluno no ensino remoto, já que retornaram 100%. Os alunos utilizam as máscaras, álcool, verificação de temperatura e realizamos muito diálogo sobre os cuidados que devem ser tomados ainda”.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266