Escolas de Livramento celebram o Dia do Estudante

0
223

Diversas escolas de Livramento realizam uma confraternização especial com seus alunos. Na escola Dr. Silvio Ribeiro, os alunos receberam um mimo especial da equipe diretiva. “Feliz Dia, queridos estudantes. Que Deus abençoe os sonhos e a vida de vocês! Que esses sonhos se transformem em realidade e transformem o mundo inteiro porque ele estará nas mãos de vocês! A Equipe Diretiva ama a cada um”, destaca a direção em publicação.

A Diretora da Escola Moysés Vianna, Carla Civeira, conversou com a equipe sobre o dia do estudante e destacou a importância da educação na formação do ser: “É para ele que trabalhamos no dia a dia e para ele nossos pensamentos e nossas ações são norteados dentro da escola: o estudante! Quando ele ou ela não está, a escola fica vazia: de presença, de sorrisos, de traquinagens, de sentido, de vida. Cada aluno/aluna tem uma história de vida, uma história de superação e/ou transformação. Quando essa superação não ocorre, a escola busca as estratégias (im)possíveis para alcançá-las. Afinal, é esse o seu papel. Papel de incentivar, mediar, favorecer, oportunizar aprendizagens para que nosso(a) estudante desenvolva seu conhecimento e sua formação. Tarefa árdua, mas que é compensada quando o(a) encontramos um passeio com os pais e vemos o quanto demonstra aquilo que aprendeu; quando conversamos com ele(a) e percebemos as suas concepções de vida; quando após alguma nota baixa, no bimestre seguinte está com um “notão”; quando o(a) vemos defender causas relevantes em prol do (a) seu (sua) semelhante; quando o (a) encontramos trabalhando com sucesso; enfim, quando ele (a) demonstra que é gente! gente solidária, gente consciente, gente amorosa, gente ‘humana’”, pontua.

A data celebra um direito básico dos cidadãos, e uma fase da vida onde nos dedicamos à busca do conhecimento, através do estudo constante sobre os temas que nos rodeiam. Uma boa educação e um bom ensino escolar ajudam a formar uma sociedade sólida e com senso crítico apurado para solucionar crises, além de formar profissionais qualificados.

Como surgiu o Dia do Estudante?

Tudo começou em 11 de agosto de 1827, quando o Imperador D. Pedro I instituiu no Brasil os dois primeiros cursos de ensino superior do país nas áreas de Ciências Jurídicas e Ciências Sociais. Eles tiveram lugar nas faculdades de Direito de Olinda, em Pernambuco, e na Faculdade de Direito do Largo São Francisco, em São Paulo.

Antes, o acesso aos cursos superiores era limitado às famílias com posses, que tinham de deixar o Brasil para estudar na Europa. Entretanto, segundo a história, esses não foram os primeiros cursos superiores do país. Os primeiros datam de 1808, embora a criação das universidades tenha sido aprovada anos depois.

A relação do Dia do Estudante com a criação dos cursos de Direito é marcada pela importância que as Ciências Jurídicas têm na história da educação do nosso país. Há também um dia dedicado aos estudantes a nível internacional. Trata-se do dia 17 de novembro, Dia Internacional do Estudante. Essa data surgiu a partir da resistência dos estudantes à ocupação do antigo estado da Checoslováquia pelos nazistas, em 1939.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266