Enquanto o Estado se prepara para a volta às aulas presenciais, Município adia retorno
O governador Eduardo Leite publicou, na última semana, um decreto que muda a cor da bandeira no modelo de Distanciamento Controlado e permite o retorno às aulas presenciais, no formato híbrido. Ou seja, quem desejar mandar seu filho para a escola, poderá fazê-lo; caso contrário, as aulas remotas continuarão sendo disponibilizadas.
Já a Secretaria da Educação do Rio Grande do Sul (Seduc) divulgou, na quinta-feira (29), o calendário para a volta às aulas presenciais na rede estadual. Para evitar aglomerações, o retorno será gradual e escalonado. As aulas vão ser retomadas a partir de segunda-feira (3) pela educação infantil e 1º e 2º anos do ensino fundamental.
Na quarta (5), será a vez das turmas de 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental. Na sexta (7), voltam os finais do ensino fundamental (6º ao 9º ano).
Na outra semana, a partir do dia 10 de maio, turmas do ensino médio, técnico e curso normal retornam às aulas presenciais.
As aulas serão no modelo híbrido: estudantes terão aulas presenciais nas escolas e também realizarão atividades remotamente.
A carga horária diária para o ensino fundamental deverá ser composta por três horas presenciais e uma hora remota. No ensino médio, a carga horária diária deverá ser de três horas presenciais e duas horas remotas.
Calendário de retorno para as aulas presenciais na rede estadual
- Até 30/4– organização das escolas
- 3/5– Educação Infantil e 1º e 2º anos do Ensino Fundamental
- 5/5– 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
- 7/5– Anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano)
- 10/5 – 1º ano do Ensino Médio
- 12/5– 2º e 3º anos do Ensino Médio
- 13/5– Ensino técnico e Curso Normal
Calendário para escolas com o seguinte perfil: somente ensino médio; escolas EJA e Neejas; escolas com somente educação profissional; escolas especiais
- 3/5 e 4/5– Organização das escolas
- 5/5– Aulas presenciais
O governo estadual acrescentou que as equipes diretivas das escolas estão autorizadas a receber seus professores e servidores para o encaminhamento de todas as ações voltadas ao retorno dos estudantes, seguindo os protocolos sanitários adotados na pandemia.
Retorno adiado
Já no Município, o retorno à presencialidade foi adiado. De acordo com a Secretária Municipal de Educação Sandra Pontes, nesse momento as aulas presenciais não serão realizadas nas escolas municipais. “Estamos levando em consideração a lotação da UTI e da Ala Covid da Santa Casa. Esse é o motivo mais relevante para optarmos pelo não retorno nesse momento”, frisou.
Segundo ela, equipes diretivas e pais acompanham a decisão pelo não retorno às aulas,. “Posso assegurar que 95% dos pais e de equipes diretivas são contra o retorno da presencialidade tendo em vista a situação crítica que ainda estamos enfrentando na área da saúde ”, frisou.
Questionada se o serviço de transporte escolar está apto a atender alunos e professores quando as aulas voltarem a ser presenciais, a secretária afirmou que o setor está preparado para prestar o serviço.
Já em relação à nomeação de mais aprovados no concurso público, a secretária disse que semana passada enviou para o Departamento de Pessoal da Prefeitura uma nova lista e que as nomeações deverão prosseguir nos próximos dias.
Rede privada
Na rede privada, as aulas presenciais estão acontecendo seguindo os protocolos de distanciamento e utilização de EPIs.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266