Autoridades do Brasil e Uruguai estarão reunidas na terça-feira, dia 30 de agosto, no Anfiteatro do Campus Regional Noroeste da UTU, a fim de debater a segurança pública, tema do “Encontro Binacional Uruguai e Brasil sobre Segurança Pública”. O evento é de proposição do deputado Marne Osório, presidente da Comissão de Fronteira com Brasil, e conta com a organização do Ministério de Relações Exteriores, Ministério do Interior e Ministério da Defesa do Uruguai, em conjunto com a Secretaria de Segurança do Rio Grande do Sul.
De acordo com o deputado Marne Osório, a crescente onda de delitos e o trabalho que já vem sendo feito, há vários meses, sobre o tema da segurança na Fronteira foram os principais motivos para a realização do encontro.
“Entendemos que este assunto é imprescindível e precisamos ajustar todos os acordos à nível de Governo, desde local até Federal (Brasil) e Nacional (Uruguai), a fim de atendermos a realidade de uma Fronteira onde não existem limites físicos, estando totalmente integrada”, destacou.
Sobre a segurança na Fronteira, Marne Osório afirma que o tema é um desafio constante, porém as autoridades do lado uruguaio vêm trabalhando firme, aumentando a quantidade de policiais, inclusive com profissionais especializados, porém é indispensável que a integração e o intercâmbio de informações sejam constantes entre os dois países.
O encontro conta com uma extensa programação, tendo como destaque a formação de diversas mesas de trabalho que tratarão sobre assuntos relevantes como narcotráfico, tráfico de pessoas, crime organizado, abigeato, entre outros. Os integrantes das mesas de trabalho, conforme explicou Marne Osório, terão a responsabilidade de revisar os acordos vigentes e promover ajustes ou modificações nestes documentos.
Entre as autoridades, estão sendo aguardadas na delegação uruguaia as presenças dos ministros de Interior, de Defesa, de Relações Exteriores, Procurador Geral, além dos legisladores do Departamento de Fronteira. Já na delegação brasileira, estão confirmadas, até o momento, a presença do Secretário de Segurança do Estado com uma equipe técnica e profissional que estarão mediando as mesas de trabalho. Os organizadores aguardam confirmação de representações a nível Federal.
“Será um encontro de muita transcendência e troca de experiências. O Uruguai está dando muita importância para o tema, pois infelizmente é uma realidade que temos, são crimes vinculados a facções e narcotráfico, que há poucos anos, víamos apenas pela televisão. Seguramente é um desafio para ambas autoridades da Fronteira, a qual precisa seguir sendo a Fronteira da Paz”, finalizou.
Programação:
10h- Abertura do I Encontro Binacional Uruguai/Brasil sobre Segurança Pública, com as autoridades: Ministro del Interior, Luis Alberto Heber; Ministro de Relaciones Exteriores, Francisco Bustillo; Ministro de Defensa, Javier García
Vicecanciller; de RREE, Carolina Ache; Presidente da Comissão Especial de Fronteira com a República Federativa de Brasil da Câmara de Representantes, Deputado Marne Osorio Lima; Fiscal de Corte, Juan Gómez; Intendente de Rivera, Richard Sander; Prefeita de, Ana Tarouco; Secretário de Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Vanius Santarosa; Integrante da Comissão do Mercosul e Assuntos Internacionais da Assembleia Legislativa, deputado estadual Frederico Antunes.
12h- Atribuição de Grupos de Trabalho
14h30- Início dos Grupos de Trabalho:
- Grupo de Trabalho sobre Narcotráfico
- Grupo de Trabalho sobre Crime Organizado
III. Grupo de Trabalho sobre Tráfico de Pessoas
- Grupo de Trabalho sobre Abigeato
- Grupo de Trabalho sobre Passos de Fronteira
- Grupo de Trabalho sobre Marco Normativo
17h- Encerramento do Encontro com a leitura de um documento a ser enviado pelos participantes dos grupos de trabalho.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266