Drª. Carmen Lúcia da Fontoura despede-se de Livramento
Nesta sexta-feira, a juíza da Primeira Vara Cível e Presidente do Juizado Especial Cível, Drª. Carmen Lúcia Santos da Fontoura despediu-se de Sant’Ana do Livramento, em decorrência de sua promoção para a 1ª Vara de Família, na cidade de Porto Alegre, após 14 anos atuando na comarca santanense.
Em decorrência disso, a reportagem do Correio do Pampa conversou com a juíza, a fim de saber um pouco mais sobre a sua promoção, o trabalho e as lembranças mais marcantes de sua atuação na Fronteira da Paz.
CPampa: Como foi atuar em Sant’Ana do Livramento e qual o sentimento de estar deixando a cidade?
Drª Carmen Lúcia: “Estou com um sentimento de muita gratidão. Gratidão a Deus por ter me dado a oportunidade de passar por Sant’Ana do Livramento, pois quando eu vim para a cidade, cheguei sem pensar em vir, pois minha promoção para Livramento foi uma surpresa. Durante o período que estive aqui, aprendi muito e sempre digo que cheguei um pouquinho verde e hoje, saio um pouco mais madura. O sentimento que tenho é de gratidão por todo este aprendizado, pois aqui aprendi a lidar melhor com a minha própria profissão e amadureci na minha carreira além de amadurecer como pessoa, como ser humano e como mãe”.
CPampa: Para onde a senhora está sendo transferida e como se deu esse processo?
Drª Carmen Lúcia: “Sempre tive muita vontade de atuar na Vara de Família, com a qual tenho muita familiaridade e gosto muito. Quando vim para Livramento foi o ano em que foi instalada a 3ª Vara Cível especializada em família, e na ocasião tive muita vontade, porém era a oportunidade da nossa saudosa Drª. Mirtes, que acabou assumindo a vara e fiquei muito feliz porque sabia que era a oportunidade dela. Depois, abriu a vaga para promoção, então não poderia me habilitar. Quando tive a oportunidade de ir para a 3ª Vara de Família, desisti em nome de uma família, desisti de assumir, mas fiquei feliz em ver a felicidade da família do colega. Hoje recebi uma benção da minha Santa Rita de Cássia, respeitando a fé de cada um, e fui promovida para a 1ª Vara de Família em Porto Alegre. É muito divino como tudo aconteceu, foi uma benção, pois uma área que sempre tive vontade de atuar, que há 03 anos abri mão em nome de uma família, hoje estou sendo promovida por antiguidade e estou muito feliz. Por enquanto, o Dr. Gildo Meneguelo estará assumindo o meu lugar, até a abertura do processo para a substituição”.
CPampa: Há quanto tempo atuou em Livramento e quais os momentos mais marcantes da sua carreira na cidade?
Drª Carmen Lúcia: “Estou em Livramento há 14 anos, e aqui tive alguns processos que me ensinaram muito. Um dos processos marcantes na minha vida e que agradeço muito a oportunidade de conduzir um trabalho tão grandioso, foi a retomada da Praça Flores da Cunha, conhecida como “Praça dos Cachorros”. Foi um trabalho muito grandioso, feito em parceria e com a ajuda de vários órgãos da cidade e do Dr. Marcelo Gonzaga, promotor de Justiça e que estava comigo à frente deste trabalho. Visualizar a saída dos vendedores ambulantes de cima da praça, de uma forma pacífica, foi muito grandioso. Quando passei no dia, e vi eles retirando suas bancas, fiquei arrepiada, porque naquela mesma ocasião, vários outros locais estavam sendo desocupados com uso da força, e em nenhum momento nós usamos a força aqui. Fico muito feliz porque sou conhecida como a “Juíza da Praça”. Tiveram muitos outros processos marcantes, como o Projeto More Legal, onde foram doados os títulos de propriedade da área do bairro São Paulo para quase 230 famílias e tantos outros. Para finalizar, o trabalho mais difícil na minha carreira, mas de um crescimento imenso, foi o de conduzir as eleições em 2020, pois foi um período que exigiu muito a minha atuação e uma das experiências mais incríveis, por todo o desafio imposto, mas contei muito com o apoio do Ministério Público, na pessoa do promotor Dr. Marcelo Gonzaga, do Tribunal Regional Eleitoral e com a equipe do Cartório Eleitoral, que foram maravilhosos, além do apoio da comunidade e da imprensa. Só quem vivenciou sabe o que vivi, fui pressionada por todos os lados e precisei manter o equilíbrio em todos os momentos”.
CPampa: Qual foi o maior desafio durante sua atuação em Livramento?
Drª. Carmen Lúcia: “Presidir as eleições municipal de 2020, esse foi o meu maior desafio, porém todo o processo aqui foi de muito aprendizado e agradeço muito. Aprendi a conviver com os colegas, a conviver melhor com os servidores. Aprendi a respeitar os advogados, e hoje tenho uma admiração imensa pelos advogados mais antigos da comarca, que são o Dr. Olímpio Simões Pires, Dr. Fernando Góes e Dr. Antônio Badra”.
CPampa: O que levará de recordação de Livramento?
Drª Carmen Lúcia: “Livramento é uma cidade que me aproximou muito de Deus, saio hoje com um aprendizado e uma consciência que não tinha. Descobri que encontro Deus nas palavras de amigos, dentro da igreja, templos, centros espíritas, olhando para uma criança, olhando para a natureza, em todos os lugares. O maior aprendizado que tive aqui é que hoje tenho consciência que Deus está em mim e que devo ter a sensibilidade de perceber a presença de Deus em minha vida. Fazendo um retrocesso da minha vida, desde a infância simples, tenho a consciência de que venho sendo conduzida por algo muito divino, o qual eu chamo Deus, e por isso Livramento vai ficar no meu coração. Eu saio daqui com a consciência de ter chegado mais perto de Deus. Encontrei aqui um dos amigos mais divinos, o seu Vanderlei Figueira, espírita e um ser humano muito grandioso. Livramento vai ficar no meu coração e na minha alma, tive experimentos no campo espiritual muito divinos, e por isso minha gratidão”.
Ao fim da entrevista, a Drª. Carmen Lúcia da Fontoura agradeceu aos amigos e santanenses, destacando a gratidão, carinho e respeito que sempre foi tratada. “Como conselho, digo para as pessoas que, se estiverem passando por algum problema, não importa qual, façam uma entrega verdadeira a Deus, e tenham a certeza de que a resposta virá de forma muito divina”, finalizou.
Homenagem
Na quarta-feira (06), a Drª. Carmen Lúcia da Fontoura foi homenageada pela diretora do Fórum, Drª. Carla Palhares, funcionários, colegas e amigos, em uma cerimônia simples e com público limitado, em razão da pandemia de Covid-19. A seguir, registros da homenagem, pelas lentes do fotógrafo Jadir Pires.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266