A reportagem do Correio do Pampa conversou com o prefeito Ico Charopen para realizar um balanço dos seus quatro anos de governo, o qual chegou ao fim na quinta-feira (31).
Para o prefeito, seu governo foi muito positivo. “Considero que apesar de 4 anos onde praticamente fui massacrado pelos órgãos de controle e sofri perseguição de um grupo de comunicação local, meu governo foi muito positivo, pegamos uma Prefeitura completamente sucateada, que continuará por muitos anos pois possui dívidas e problemas históricos, como o Sistema de Previdência, o qual inclusive, após muitos anos, tem projeto já aprovado pelo Conselho, buscando a viabilização do Sisprem. Além disso, quando nos candidatamos, sabemos o que vamos encontrar. Consegui honrar os quatro anos com salários dos servidores em dia, o que é prioridade, o pagamento do 13º feito com recursos próprios, sem fazer os servidores se humilharem assinando empréstimo no banco, e que foi pago antecipado nos 4 anos”, destacou.
Entre as outras realizações de seu governo, Ico Charopen destaca a melhoria na infraestrutura: “Asfaltamos 218 quadras com recursos próprios, sem endividar o Município. Vamos sair tendo todos os fornecedores com o pagamento em dia. Não estou deixando dívida do meu exercício, a não ser a dívida pública e que com a pandemia se agravou mais. Conseguimos fazer várias pontes, que há mais de 40 anos não eram construídas; quadras de esportes que estão em pleno andamento; a feira do produtor; o PAC I está sendo finalizado com a ETE da Camilo Alves Gisler, já licitei e assinei o PAC II e já foi feita a medição do local. Na área social, a Casa do Bem foi feita após 30 anos de espera; a Casa da Mulher; o hospital, quando assumimos, tinha 7 meses de resíduos de folha e hoje praticamente os servidores ficarão em dia com o salário e o 13º. Também fizemos parcerias com as forças vivas do Município, como ACIL, Sindilojas, CDL, com os produtores rurais através do Sindicato Rural, foi um governo de diálogo”, elencou.
Segundo Ico, seu governo foi o que mais liberou empreendimentos na história do município. “Além disso, no meu governo, todos os loteamentos liberados possuem infraestrutura (água, luz, saneamento e calçamento), avançamos muito na Vila Brigadiana”, informou. O governo também investiu na mobilidade urbana, já que, segundo o prefeito, instalou semáforos em LED em vários pontos da cidade, como Saldanha da Gama, Daltro Filho e Av. Brasília.
Problemas históricos
De acordo com Ico Charopen, seu governo resolveu problemas históricos, como o “piscinão da Daltro Filho”, os pontos de enchentes na Av. Tamandaré, a falta de água no Armour que foi resolvida com a instalação de um reservatório. “Conseguimos resolver todos os pontos de falta de água, como Vila Athenas, Alexandrina, Wilson, Vila Progresso, terminamos o Sistema Planalto que antes recebia água da Vila Kennedy. São vários problemas que se resolveram nos últimos quatro anos”, completou.
Relação com o funcionalismo
Ico analisa que sua realização com o funcionalismo municipal sempre foi ótima. “Se eu consegui fazer tudo o que planejei foi graças ao comprometimento, ao apoio dos servidores e aproveito para agradecer a todos, assim como a população que entendeu e acreditou no nosso trabalho. No meu governo, os portões do Curralão nunca foram fechados, em governos anteriores isso várias vezes aconteceu, o que demonstra a ótima relação que eu tive com os servidores, inclusive indo lá cerca de três vezes na semana, visitando obras, recebi todos na Prefeitura, independentemente de qualquer coisa”, frisou.
População
“Dentro de tudo que passei, a população foi muito positiva, as pessoas têm me agradecido na rua pela infraestrutura realizada no meu governo. Fiz uma campanha competitiva, a abstenção foi alta e me prejudicou, pois tenho eleitorado de idade avançada. O mais importante é que dei minha contribuição para a cidade, lutei para chegar até aqui e saio de cabeça erguida. Não guardo mágoas e nem rancor, viro a página rápido”, enfatizou.
Projetos
Ico Charopen ressalta que deseja tudo de bom para a nova gestão e se colocou à disposição. “Tem projetos importantes que precisam ter continuidade, como o PAC I e PAC II, no interior do município têm seis pontes licitadas, e tem que acompanhar na Secretaria de Agricultura. Também tem várias emendas parlamentares licitadas, somos referência na captação de recursos da Defesa Civil e precisamos manter esse trabalho”, pontuou.
Obra mais importante
Questionado sobre a obra ou ação que mais se orgulha de ter realizado, Ico afirma que as maiores obras são as que se tratam de pessoas. “Conseguir colocar em dia o salário dos servidores da Santa Casa foi uma grande felicidade, assim como a Casa do Bem que lida com pessoas e recuperar a infraestrutura do Município que estava completamente destruída. Acredito que essas sejam as maiores ações do meu governo”, resumiu.
Não deu
O que Ico Charopen queria ter feito mas não foi possível, segundo ele, foi a pintura da Prefeitura. “Quando fui afastado, deixei licitado o valor de R$ 400 mil, mas ficou faltando essa revitalização. Fizemos melhorias internas, mas gostaria de ter feito a obra por inteiro”, lamentou.
Oscip e Salva Saúde
Questionado se há arrependimento na contratação de uma Oscip para a Educação e o Instituto Salva Saúde para a Santa Casa, Ico Charopen destacou que as situações servem como experiência. “Foi o Instituto Salva Saúde que colocou os salários em dia na Santa Casa, tinha um projeto de melhorar o hospital, trazer mais serviços, mais especialidades, que é o que o hospital precisa. Quanto à Oscip, se analisarmos o custo dela, só o impacto financeiro do concurso público da Educação supera o valor da contratação da Oscip”, ponderou.
Porém, se as contratações tivessem que ser realizadas hoje, o prefeito disse que não faria. “Da forma que a política está judicializada hoje, o Executivo está muito fragilizado e cada vez mais os recursos diminuem”, opinou.
Futuro
Quanto à possibilidade de se candidatar novamente à prefeitura, Ico Charopen destacou que “enquanto a política continuar judicializada, não sou candidato a prefeito. Perante a Constituição Federal, todos temos direito à ampla defesa, mas primeiro vêm, condenam, jogam teu nome na lama e depois dão a oportunidade de te defender. Por isso não tenho interesse. Existe a possibilidade de uma candidatura ao parlamento estadual, mas por enquanto vou dar um tempo para mim mesmo, descansar, pois em 4 anos, tirei apenas 13 dias de férias”.
Agradecimentos
“Só tenho a agradecer aos secretários, aos servidores e à população, desejar um Feliz Ano Novo, que consigamos a vacina, controlar o coronavírus, que a nossa vida volte ao normal, que as pessoas se cuidem. Desejo tudo de bom a todos e agradeço mais uma vez à população pelo meu desempenho nas urnas, foi uma votação muito positiva apesar de não ter ganho. Também agradeço o carinho que recebo nas ruas, meu muito obrigado, do fundo do coração”, finalizou.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266