Coordenadora da Saúde da Mulher explica como prevenir o câncer de mama e o câncer do colo do útero

0
354

Dando continuidade a série de reportagens sobre o Outubro Rosa, essa semana a reportagem do Correio do Pampa entrevistou a coordenadora do Centro de Atendimento Especializado da Saúde da Mulher, Aurélia Machado Ribas, que explicou de que forma é realizado o trabalho do local.

Aurélia relata que no local são realizadas consultas ginecológicas para tratamento de infecções do aparelho reprodutor feminino, sangramentos, encaminhamento para procedimentos cirúrgicos e oncológicos quando necessários, além de prevenção do câncer de mama e câncer do colo do útero, bem como o acompanhamento das mulheres que já realizaram o tratamento de câncer.

Segundo ela a Saúde da Mulher conta com dois médicos ginecologistas e um médico mastologista, além disto são realizadas consultas de enfermagem com coleta de exame citopatológico do útero, consultas com uma profissional psicóloga que atende à demanda feminina de tratamentos psicológicos do Município e solicitação de exames de mamografia para aquelas mulheres que possuem fator de risco de hereditariedade para esses tipos de câncer.

“As demais usuárias devem coletar esses exames nas Estratégias de Saúde da Família e Unidades Básicas de Saúde mais próximas de suas casas, já que todas as unidades possuem profissionais capacitados para tal fim” explicou.

Atualmente são realizados em torno de 150 atendimentos ginecológicos mensais, 150 consultas psicológicas, 50 consultas de enfermagem ao mês e ainda atividades de educação em saúde, como palestras sobre prevenção das infecções sexualmente transmissíveis, gravidez na adolescência realizadas nas escolas e lives a respeito do autocuidado físico e mental.

“Nesse mês de conscientização da prevenção do câncer de mama algumas dicas de autocuidado são necessárias tais como: autoexame das mamas realizado mensalmente em casa, sempre dez dias após a menstruação, avaliando a presença de nódulos, aspecto da pele, alguma secreção que possa estar saindo pelo mamilo, a assimetria das mamas (uma mama maior que outra) e mamilo invertido, ou seja qualquer alteração merece atenção e deve ser investigada. Caso alguma alteração seja detectada deve-se procurar um profissional especializado (médico ou enfermeiro) para realização de exames como mamografia, ecografia mamária, entre outros” frisou.

Aurélia explica que todo tratamento para câncer de mama e câncer do colo do útero são disponibilizados pelo SUS, bem como os exames de rastreamento e diagnóstico, além disto os exames de mamografia no Estado do Rio Grande do Sul são realizados a partir dos 40 anos pelo alto índice de mulheres com câncer de mama, já os exames preventivos do colo do útero (papanicolau), devem ser incentivados desde a iniciação sexual da mulher, por isso é importante ainda atentar para outros cuidados como prevenção da obesidade, diminuição ou cessação do tabagismo, exercícios físicos, alimentação equilibrada e ainda um bem estar físico e mental, pois quanto antes puder prevenir esses tipos de câncer, mais chances de cura a pessoa tem.

O Centro de Atendimento Especializado da Saúde da Mulher está localizado na Rua Rivadavia Correa, 744, atendendo de segunda a sexta-feira das 7h às 13h.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266