Como a pandemia mudou a forma de ensino nos cursos profissionalizantes e preparatórios
Dando continuidade às reportagens sobre a retomada das atividades após o período mais crítico da pandemia, a reportagem do Correio do Pampa conversou com os coordenadores de cursos profissionalizantes e preparatórios, a fim de saber como foi adaptar-se à nova rotina de ensino.
Sandra Gonçalves
Coordenadora da Exattus
De acordo com Sandra Gonçalves, no início da pandemia a escola interrompeu as aulas por um período, retomando as mesmas em julho de 2020, de forma online através do zoom.
“Depois que retomamos as atividades não interrompemos mais, realizamos até mesmo formaturas online do EJA. Apesar de toda esta situação ser uma surpresa para todos nós, a Exattus já possuía cursos semipresenciais que requeriam a utilização de portais virtuais, o que foi de muita ajuda neste momento”, destacou.
A coordenadora da Exattus explicou que enquanto a cidade esteve na bandeira vermelha e preta, as aulas foram somente no formato online, mas atualmente, foram retomadas de forma presencial e via zoom para alunos com comorbidades.
“Acredito que o Ensino remoto foi um grande desafio para todos no início da pandemia, mas que hoje é um grande aliado. A pandemia nos fez rever muitas coisas e aprender outras tantas, inclusive um novo método de ensino para que não tivéssemos que parar por tanto tempo e ficamos imensamente felizes em ter, neste tempo, formado vários alunos de EJA, de Cursos Técnicos e cursos Profissionalizantes. Seguiremos com o sistema híbrido de ensino até quando for possível, para que todos se sintam seguros os estudos”, finalizou.
Leonardo Dias Santana
Diretor do Senac Livramento
Leonardo Santana contou que a equipe do Senac recebeu a pandemia com surpresa e preocupação, no entanto agiram de forma rápida, contando com as plataformas Zoom e Blakboard para reiniciar as aulas remotas, migrando todos os cursos para o sistema online, e, remarcando as atividades práticas dos cursos para o retorno presencial.
“Conseguimos, através destas ferramentas e da criatividade de nossos docentes, continuar com aulas de qualidade. Acompanhava as aulas junto com as coordenações dos cursos e da pedagoga Kátia Silene, conversava com os alunos e os pais seguidamente, acolhendo todos da melhor forma”, destacou.
O Senac adotou o ensino remoto no início da pandemia, e, quando possível, retornaram para as salas de aula, respeitando a capacidade mínima de ocupação e distanciamento. Foi elaborado cronograma de rodízio diário e semanal entre as turmas.
“Adotamos todos os protocolos de higiene, com álcool gel em todos os ambientes, aferição de temperatura, sinalização da escola para que todos mantenham o distanciamento e reservando o elevador apenas para pessoas com dificuldade de locomoção”, frisou.
Leonardo Santana acredita que o novo formato de ensino veio para ficar, pois o “estar em casa” reduz custos e proporciona comodidade aos estudantes. “Alguns alunos preferem o presencial, e para isso estamos preparados, tanto na forma remota, híbrida ou presencial”, finalizou.
Lorei Bopp Del Gaudio
Diretora do IRDE – Instituto Rio-Grandense de Desenvolvimento Educacional
A professora Lorei Bopp Del Gaudio, Mestre em Educação, analisa que a pandemia surgiu de forma surpreendente, onde nem a ciência estava preparada para entender o surto da Covid-19, porém na questão educacional, particularmente com relação ao Instituto IRDE, esta formatação de ensino a distância já vinha sendo estudada e a pandemia veio acelerar o projeto de educação on-line.
“Criamos em nossa sede dois estúdios de gravação para as aulas, foi contratada uma plataforma própria, desenvolvida no celeiro das startups tecnológicas do Brasil e atingiu-se o desenvolvimento de uma metodologia dinâmica que permite o aprendizado mais rápido e efetivo por parte do aluno, através das aulas, das lives, dos testes com feedback e material de apoio. Esse sistema compõe tanto os Cursos Preparatórios quanto os demais cursos do Instituto.
De acordo com professora Lorei Bopp, a pandemia proporcionou a abrangência do público externo, alcançando várias cidades do país, para os cursos desenvolvidos em S. do Livramento, oportunizando a abertura de uma sede do Instituto em Porto Alegre, ainda esse mês, na Avenida Carlos Gomes.
Quanto as perspectivas para o futuro, Lorei Bopp destaca que são as melhores, já que as pessoas entenderam a facilidade do ensino a distância e sabem que podem estudar de qualquer lugar que estejam e a qualquer hora. “Nos aprimoramos cada vez mais, criando um plano estratégico de estudos através da realização de um cronograma personalizado, onde o aluno se torna o protagonista de seu tempo e estuda de acordo com sua realidade,” pontuou.
Para a diretora do IRDE, o método remoto veio para ficar, abrangendo alunos de todo o país, mesmo assim, dará continuidade aos projetos presenciais, paulatinamente, principalmente na área de Gestão Pública, com o atendimento de cursos para as Prefeituras Municipais, além de palestras, coffee-breaks e happy hours educacionais junto ao PUB do IRDE.
Paola Rosano Rodrigues
Coordenadora Pedagógica do Instituto Mix
Paola Rosano conta que, para a equipe do Mix, enfrentar a pandemia foi um grande desafio, pois o Instituto Mix foi inaugurado em plena pandemia em abril, aguardando apenas o retorno da bandeira para entrar em atividade. A equipe estava formada desde fevereiro.
“Em abril, iniciamos nossas atividades e em junho iniciamos nossas aulas, tendo bastante aderência. A pandemia serviu para reinventar, para motivar os nossos alunos e fazer com que eles acreditem que agora é a hora da profissionalização, após pandemia será a hora de mostrar serviço e entregar a sociedade algo inovador e mudar de vida”, frisou.
O Instituto Mix iniciou a retomada das aulas no presencial em junho, com alguns módulos realizados na plataforma Mundo IM, na qual os alunos desenvolvem a parte pessoal e empreendedora junto com o seu curso presencial, que são os cursos de Gestão Pessoal e Gestão Empresarial
“A realização das nossas aulas tem sido bem tranquila, com todos os protocolos, os alunos todos são adultos o que faz com que cada um seja responsável, máscaras, muito álcool e mãos na massa, pois nossas aulas são muito práticas”, pontuou.
Quanto ao ensino remoto, Paola Rosano destaca que acredita que o mesmo veio para ficar, tanto que na plataforma do Instituto será em breve lançada uma opção de ensino híbrido para os alunos que queiram realizar o curso à distância.
Kassia Maysa Drekener
Sócia proprietária da Escola de Desenvolvimento Profissional Aprova
“A pandemia foi realmente um grande desafio, mas como todo desafio nos tira da zona de conforto e nos permite ver além. Como trabalhamos como educação EAD, dentre nossas diversas oportunidades de capacitações, formações etc., podemos dizer que enfrentamos esse período crítico com muito trabalho e construindo ou alimentando uma nova perspectiva do estudante ou profissional sobre o estudo EAD”, contou Kassia.
Nos cursos de capacitação da escola Aprova, foi adotado o método híbrido, plataforma e presencial, com uma dificuldade maior para a realização das aulas presenciais, em razão do distanciamento controlado e todos os protocolos, primando sempre pela segurança contra o vírus.
Kassia Drekener acredita que o ensino remoto veio para ficar, pois é uma grande oportunidade que casa tempo e flexibilidade.
“Essa flexibilidade permite que o estudante possa desenvolver-se com flexibilidade de tempo e horários. O custo é mais acessível e a qualidade não se perde nesse quesito”, finalizou.
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