Casa da Economia Solidária realiza diversas oficinas em Livramento

0
198

Nesta sexta-feira (22), Ana Inês de Castro, integrante da Casa da Economia Solidária de Livramento, contou a respeito do trabalho que é realizado no local e de que forma foi possível desenvolver as atividades durante a pandemia.

Ana relata que a Casa de Economia Solidária atua na cidade desde o ano 2013, contando com a participação de diversas associações. Ela relata que as associações têm como fundamento promover o trabalho em grupo, além de promoverem oficinas de artesanato, confecção e gastronomia, sempre envolvendo a comunidade, promovendo o desenvolvimento.

“Cada associação pratica a autogestão, assim como o espaço que ocupa a Casa da Economia Solidária, isso significa que cada grupo toma as suas próprias decisões para sua atuação. Além disto existe a casa de ECOSOL, que são grupos que também trabalham em parceria com outras instituições, como Unipampa, IFSUL e UERGS, entre elas está a Incubadora da Paz que tem por fim a formação e qualificação das pessoas através de diferentes projetos, assim como aquisição de equipamentos para este empreendimento” comenta.

Segundo ela, um dos parceiros da casa é a Unisol RS, que é a central de cooperativas e empreendimentos solidários, que através dos últimos anos a casa de ECOSOL tem formado e qualificado seus empreendedores, assim como participam de feiras estaduais em Santa Maria e Porto Alegre.

“A Unisol RS deu para os empreendimentos e os afiliados uma formação na área de gestão, comunicação e contabilidade, para que as pessoas da ECOSOL tenham conhecimento e ferramentas para a autogestão” comenta.

Em relação a pandemia, ela destaca que a casa ficou praticamente fechada, já que a maioria eram pessoas de risco, por isso realizaram as atividades através das redes sociais, onde foi possível aproveitar o tempo em casa e participar de várias lives e oficinas de formação da Unisol RS.

“Houve meses que a casa passou fechada, mas agora estamos funcionando no horário integral das 9h às 17h, na Rua Rivadavia Correa n° 60, seguindo todos os protocolos, já que todos estamos vacinados “comenta.

Ana destaca que, nos últimos dias foi realizada uma oficina sobre noções básicas de costura que beneficiou os empreendimentos “Mulher que faz e Teares do Sul“ que fazem parte da Rede Ellos Solidários.

“Esta oficina foi na modalidade presencial com até 20 participantes e com carga de 40h, ela iniciou com a apresentação de duas máquinas e técnicas de funcionamento para máquinas de overloque e doméstica, apresentação de tipos de agulhas e todo conceito de como e quando utilizar cada modelo, além da manutenção das máquinas, pontos básicos e a apresentação de uma peça final por parte das alunas, utilizando as técnicas oferecidas no decorrer da oficina” comenta.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266