Cartório eleitoral realiza inspeção das urnas eletrônicas em Sant’Ana do Livramento

0
400

Na sexta-feira, 06, foi realizada no Cartório Eleitoral de Sant’Ana do Livramento a inspeção das urnas eletrônicas para as eleições municipais de 2020. A reunião foi conduzida pela especialista em informática do Tribunal Regional Eleitoral, Larissa, que realizou a auditoria das urnas, mostrando os resumos digitais, processo de funcionamento, verificação de candidatos, demonstração do processo de votação e verificação do voto.

Também estiveram presentes a juíza da 30ª Zona Eleitoral, Carmen Lúcia Santos da Fontoura, a chefe do Cartório Eleitoral, Célia Arteche Escosteguy, representantes do Ministério Público, OAB, partidos políticos e funcionários da justiça eleitoral.

Para a inspeção foi escolhida uma urna aleatoriamente pela seção, e então foi feito o procedimento da auditoria. Entre as dúvidas esclarecidas estão:

-No caso de candidatos inaptos à votação, como renúncias ou candidaturas indeferidas, se o eleitor confirmar o voto no número do candidato, estará votando nulo.

-Os candidatos que tiveram suas candidaturas indeferidas, mas entraram com recurso, aparecem na urna como aptos, porém o voto só será contabilizado caso a candidatura seja deferida.

Todos os sistemas estão em sua versão definitiva utilizada para a eleição e os resumos e assinaturas garantem a autenticidade e integridade. Foi apresentada também a utilização uma proteção plástica para as assinaturas, sendo ressaltado ainda pela juíza Carmen Lúcia, que os mesários foram orientados sobre o procedimento de votação no dia da eleição, de forma a garantir ao eleitor o exercício do voto e segurança em razão da pandemia.

Após a auditoria, a urna foi devidamente lacrada. A reunião para inspeção acontece sempre em todas as eleições. “Como observamos hoje, por esse trabalho de auditoria feito por uma técnica, nós temos várias ferramentas que nos indicam a questão da segurança da urna”, concluiu a juíza.

e-Título

A chefe do Cartório Eleitoral, Célia Arteche Escosteguy, ressaltou ainda a importância da utilização do aplicativo “e-Título”, pois no mesmo é possível realizar a justificativa de voto (caso não esteja no município para votar) e também para verificar a sua seção eleitoral já atualizada após as mudanças.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266