A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Multivacinação para atualização da caderneta de vacinação da criança e do adolescente foi prorrogada no Rio Grande do Sul até o dia 21 de novembro.
Em Sant’Ana do Livramento, a meta das campanhas é vacinar 95% das crianças, em torno de 4.000 crianças, e até o momento a cobertura vacinal chegou a 55,02%.
O objetivo da vacinação contra a poliomielite é reduzir o risco de reintrodução da doença no Brasil, o grupo-alvo são as crianças de 1 a 4 anos, 11 meses e 29 dias. O esquema vacinal é composto, atualmente, por duas vacinas: a injetável aplicada em três doses aos dois, quatro e seis meses de vida da criança; e a vacina oral, aplicada aos 15 meses e aos quatro anos. Nesta campanha, todas as crianças dessa faixa etária terão a avaliação de sua situação vacinal para poliomielite. As maiores de um ano que estiverem com seus esquemas vacinais em dia receberão uma dose da vacina oral, a chamada dose D (indiscriminada). Para as crianças que estiverem com seus esquemas de vacinação de poliomielite em atraso, haverá a atualização.
Já a campanha da Multivacinação tem como alvo crianças e adolescentes de 0 até 14 anos, 11 meses e 29 dias, para colocar em dia o calendário de vacina, e uma novidade este ano é a vacina para meningite, ACWY, para os adolescentes de 11 e 12 anos. O objetivo é, além de aumentar as coberturas vacinais, diminuir ou controlar a incidência de doenças imunopreveníveis, como tuberculose, hepatite, tétano, meningite, pneumonia e outras.
Será realizado no dia 21 de novembro mais um Dia “D” no território gaúcho, os postos de saúde irão se manter abertos para a aplicação de vacinas, que também poderão ser realizadas em um posto de vacinação na Praça General Osório. É importante lembrar que todas as salas de vacinação são bem higienizadas, os vacinadores utilizam EPIs e é respeitado o distanciamento.
A coordenadora das imunizações, Raquel Levy, contou que estão sendo criadas estratégias para a divulgação da campanha e estão se mobilizando para atingir a meta. Além da divulgação na mídia, ainda está sendo solicitado que os agentes comunitários de saúde continuem a fazer a busca ativa das crianças e adolescentes, assim como os visitadores do PIM.
As ESF’s funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h sem fechar ao meio dia, e os postos do Centro (Unidade Básica da Daltro Filho e PAM) atendem das 7h às 16h.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266