Azul utilizará aeródromo Fazenda da Paz para voos Livramento –POA

De propriedade privada, aeródromo está localizado praticamente em cima da linha divisória com Rivera. A entrada é pela BR-293, rumo à Quaraí
0
1017

Na semana passada, o governador Eduardo Leite, junto ao deputado estadual Frederico Antunes (Progressistas), anunciou em visita à sede da Azul Linhas Aéreas, em São Paulo, que a companhia estava se preparando para operacionalizar a rota aérea entre Sant’Ana do Livramento e Porto Alegre. Apesar de ter sido um anúncio preliminar, sem muitos detalhes de logística e funcionamento, uma coisa ficou clara: não seria utilizado o Aeroporto Internacional de Rivera. No lugar, os voos utilizariam um aeródromo em Sant’Ana do Livramento mesmo.

Até então, não era de pleno conhecimento da comunidade que em Sant’Ana do Livramento existisse um aeroporto capaz de ser utilizado para voos comerciais. Acontece que é um aeródromo privado, na chamada Fazenda da Paz, que está praticamente colada à linha divisória com Rivera. A sua entrada se dá pelo quilômetro 344 da BR-293, em direção a Quaraí. O aeródromo de código SIXD, segundo o sistema AISWeb, já soube ser de propriedade do Lanifício do Rio Grande do Sul – Thomaz Albornoz S.A. Porém, agora, segundo os registros da Agência Nacional de Aviação Civil – Anac, a Fazenda da Paz pertence a Rodrigo Damboriarena Gonzalez.

Procurado, Rodrigo não quis se manifestar sobre as negociações com a Azul Linhas Aéreas, justificando que a empresa não gostaria que fossem dados detalhes das negociações. Mas, procurada, a assessoria de imprensa da Azul disse que a empresa será apenas a operadora do aeródromo e qualquer investimento que eventualmente for necessário para estruturação do local deverá ser feito pelo poder público ou pelo setor privado, mas não partirá da Azul. “A companhia fica responsável apenas por contratar tripulantes para o atendimento ao voo e pela disponibilização de alguns mobiliários”, aponta a nota.

Segundo a Portaria nº 982, de 22 de abril de 2014, que altera e renova a sua inscrição, o aeródromo Fazenda da Paz só tem autorização para voos diurnos. Além disso, a inscrição dele é válida por 10 anos, ou seja, terá que ser renovada em 2024. O Fazenda da Paz possui duas pistas, sendo uma de 799 metros de comprimento por 23 metros de largura e outra de 620 metros por 18 metros de largura. Ambas pistas são de grama. Algo raro, inclusive, na aviação comercial, é a utilização de pistas desse tipo por parte de linhas aéreas. Sobre sinalizações luminosas, conforme a Anac, o aeródromo não possui nenhuma.

Retomada dos voos

Apesar de ser um aeroporto privado, ele poderá ser operado comercialmente graças ao Programa Voo Simples, o que vai permitir que a Azul Conecta, subsidiária regional da Azul, fazer seus voos com o turboélice Cessna C208B Caravan. Esse modelo é muito conhecido pela robustez e a capacidade de operar em vários tipos de terreno. Por alguns, é conhecida como trator dos ares. As passagens serão vendidas no mês que vem com previsão de início de operações em maio, com três voos por semana.

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266