Esta semana a presidente da Associação de Catadores Novo Horizonte, Carmen Martins e o professor da Unipampa, Altacir Bunde contaram a respeito das campanhas que estão sendo realizadas pela associação com o apoio da Universidade, que possui o objetivo de auxiliar esses trabalhadores que atuam todos os dias realizando coletas de materiais recicláveis.
A Associação de Catadores Novo Horizonte realiza coleta de materiais recicláveis de maneira solidária para o município de Livramento, hoje em dia a associação tem em torno de 13 a 15 catadores e catadoras, que na grande maioria são mulheres.
O professor Altacir explicou que surgiu a ideia de realizarem a campanha, após verem a grande necessidade que o pessoal da associação possui, sendo uma campanha coordenada pela professora Cassiane, da UERGS.
“Muitas das catadoras e catadores que atuam na associação moram longe , então para vir para o galpão elas vem a pé, porque não tem nenhum apoio do poder público e precisam comer durante o dia de trabalho, já que se trata de um trabalho bastante difícil, porque tem que puxar o carrinho todos os dias”, citou.
Segundo ele a campanha iniciou no sentido de arrecadar contribuições mensais para que o pessoal possa organizar a cozinha e fazer ao menos o almoço no local ou até mesmo um lanche durante o dia de trabalho.
“Uma forma importante de contribuir principalmente do comércio é destinando material reciclável para a associação, além de apoiar o trabalho dos catadores, por isso quem tiver material reciclável pode entrar em contato com a associação ou então levar o material no local”, disse.
A presidente da Associação, Carmen Martins, destacou que está sendo realizada também uma outra campanha, que visa arrecadar recursos para o diesel, já que houve uma queda muito grande no preço dos materiais recicláveis, fazendo com que a renda se torne muito pouca, sendo até mesmo insuficiente para se manter.
“Então hoje estamos tirando em torno de R$500, R$600 por mês cada um, mas dependendo do mês as vezes cai o valor um pouco”, explicou.
O professor relatou que esta é uma campanha para que as pessoas possam então melhorar a renda, porque ela é extremamente baixa e o trabalho é duro, porém é uma forma de trabalhar com dignidade.
Quem quiser colaborar de alguma forma, seja com alimentos, combustível ou dinheiro, pode entrar em contato com a professora Cassiane, pelo número (55) 99186-8556 ou com Elizangela que atua na associação (55) 98117-2587, também é possível entrar em contato pela página do facebook “Associação dos Catadores Novo Horizonte” .
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266