Associação Agenda Brigada Unida se mobiliza em busca da representatividade política
A Associação Agenda Brigada Unida foi criada em 2020 agregando soldados, sargentos e tenentes da Brigada Militar, entre outros servidores, com o objetivo de buscar a representatividade política. Em abril do mesmo ano, a Associação já contava com 189 núcleos em todo o Estado. Hoje, conta com cerca de 300 núcleos. A motivação para a criação da associação veio do Sudeste, quando a Polícia Militar do Estado de São Paulo mobilizou-se e conseguiu eleger 05 deputados estaduais, 04 deputados federais e um senador nas últimas eleições.
Em Sant’Ana do Livramento, o núcleo foi criado por Adilson Remedi e em 2020 convidou inicialmente os brigadianos, de soldado a tenente, com a proposta de escolherem um único candidato para concorrer a vereador. Atualmente, Adilson Remedi está à frente da coordenação regional Fronteira Oeste da AABU, trabalhando na organização dos núcleos municipais da região.
Segundo Remedi, esse desejo surgiu em fins de 2019 e início de 2020, quando o funcionalismo estadual como um todo foi atacado nos seus direitos. “Na época, em que havia manifestações semanais em Porto Alegre, pleiteávamos a permanência dos direitos que estavam sendo retirados. Um grupo que participou incessantemente das manifestações reuniu e decidiu que era necessário ingressar na política para assegurar os direitos e ter garantia futura de um serviço público de qualidade”, explicou.
Em 2020, a associação já contou com um representante na eleição para vereador, em prévia feita pelo grupo, e teve o colega André Luiz Pereira na primeira suplência.
Funcionalismo unido
A associação busca unir o funcionalismo público em geral, não só da Brigada Militar. Os servidores estaduais têm cerca de 23 associações representativas, mas, segundo Remedi, a AABU não pretende tomar o lugar de ninguém, e sim prestar um serviço aos seus associados. “Nosso intuito é ter representatividade política para o funcionalismo público. Apesar do nome ser Associação Agenda Brigada Unida, engloba Brigada Militar, Magistério, Susepe, Polícia Civil, quadro geral e, em Livramento, conta também com o apoio da comunidade. Durante a campanha eleitoral do ano passado, pessoas da comunidade entenderam nossas propostas e vieram para as nossas mídias sociais, que é uma página e um grupo no Facebook”, enfatizou.
A Associação também possui um grupo de WhatsApp, o qual conta com a participação da coordenação municipal, sob a liderança de Roberson Aimar e seguido por Glademir Legestão, Vander da Luz e Franco Ucha.
Em nível estadual, a Associação Agenda Brigada Unida realiza atualmente uma prévia, com três pré-candidatos a deputado, dos quais sairão dois nomes para concorrer a deputado estadual e deputado federal nas eleições de 2022. Também estão em tratativas com determinado partido político para compor a majoritária. “Se não unificarmos nossas forças, não temos como mudar o cenário que enfrentamos. A cada pleito, surgem diversos candidatos. Nossa preocupação é escolhermos esses candidatos e trabalhar para elegê-los”, frisou.
Remedi também destacou que apesar da associação buscar eleger um defensor do funcionalismo, esse não será o único e definitivo papel do parlamentar. “Uma cadeira no Legislativo não pertence a uma classe social, mas ao povo, representando-o e atendendo suas necessidades”, concluiu.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266