As estrelas da Expointer

0
625

A Expointer este ano está diferente. Os mais de mil animais, entre ovinos, bovinos e equinos, estão chegando todos os dias para participar de concursos e julgamentos.

“A gente fez esta opção dos animais poderem entrar e sair a todo momento, depois das provas, para garantir mais segurança, manter as regras do distanciamento em função da pandemia”, afirma Paulo Souza, Chefe do Serviço de Exposições e Feiras da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). E por isso, o movimento e o trabalho de inspeção sanitária foi intenso durante toda a feira.

“O balanço da exposição até aqui realizada é extremamente bom. Nós estamos tendo muitos acessos na plataforma Expointer Digital 2020. Este evento já não é mais gaúcho, é um evento que está no mundo através desta plataforma”, afirma Leonardo Lamachia, Presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça (Febrac).

“O esforço que o estado e as entidades promotoras da Expointer fizeram para garantir a realização do evento foi acertado e está dando resultados. Estamos com uma programação intensa, muitas pessoas estão acompanhando através da plataforma digital. E assim estamos divulgando o nosso estado, o potencial que o agro tem e, por isso, já podemos considerar que o evento é um sucesso”, afirma o secretário Covatti Filho.

Concurso leiteiro

Hoje foi dia do tradicional banho de leite na Expointer, que virou banho de confete por causa das regras sanitárias, finalizando o Concurso Leiteiro do Gado Holandês, que começou ontem com ordenhas durante o dia. São 57 animais presentes na Expointer, e destes 11 estão participando do Concurso. Todos os animais vão participar de julgamentos, Campeonato Jovem e Grande Campeonato previstos para amanhã  (02) nos horários das 14h e 18h. A entrega dos prêmios será no sábado (3).

“Nesta Expointer Digital, o holandês está fazendo uma exposição homologada e ranqueada, válida no circuito Exceleite. Uma programação praticamente normal de feiras com animais de excelente conformação e ótimas produções leiteiras”, afirma Marcos Tang, Presidente da Gadolando.

 

Ovelhas

Hoje ocorreram os últimos julgamentos das ovelhas das raças Dorper e Crioula no Parque de Exposições. Os animais começaram a chegar ao Parque já no dia 26, primeiro dia da Expointer. São 228 ovinos das raças: Corriedale, Texel, Suffolk, Poll Dorset, Dorper, Crioula, Hampshire Down e Naturalmente Coloridos. Nos anos anteriores, o número de animais passou dos mil exemplares.

A vice-Presidente da Associação Brasileira de Criadores de Ovinos (ARCO), Beth Lemos, acredita que os criadores atenderam ao chamado do estado e das entidades promotoras da Expointer e trouxeram exemplares de alto valor genético para a Feira. “ A Exposição, apesar do menor número de animais em relação aos outros anos, tem a mesma qualidade”, afirma. E “esperamos que as próximas edições sejam de parque cheio e transmissão pela internet, porque esta inovação veio para ficar”, acrescenta ela.

Bovinos de corte

Nesta quinta-feira (30), começaram a chegar os animais das raças Simental e Simbrasil. Neste ano a participação destes animais está bem pequena, são 26 animais ao todo. Os julgamentos devem ocorrer amanhã (02), das 14h às 17h, com transmissão pela plataforma digital da Expointer 2020. Já as raças Charolês e Devon estão no Parque apenas como representação da raça para o Desfile dos Campeões. A cerimônia se realizará nesta sexta-feira (02) a partir das 11h com a presença da Ministra do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina, do governador Eduardo Leite, do secretário Covatti Filho, organizadores da Expointer Digital 2020 e demais autoridades e convidados.

“A expectativa para este final de semana é ótima. O desfile vai poder ser assistido ao vivo, teremos uma homenagem aos 50 anos do Parque Assis Brasil, será um momento histórico para ficar na memória de todos os gaúchos e de todos aqueles que estiverem nos assistindo em todo o mundo”, destaca Lamachia.

No fim de semana também vão ocorrer as provas finais da morfologia do cavalo crioulo, do Domados do Pampa do cavalo árabe e do Laço Técnico e Comprido do cavalo quarto de milha.

Crédito fotos: Fernando Dias/Seapdr

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266