Acúmulo de lixo deixado por turistas preocupa frequentadores de área de lazer

Local tornou-se ponto de estacionamento de ônibus de excursões
0
360

Recuperada pela Intendência de Rivera, em conjunto com a Prefeitura de Livramento e com os empresários do Siñeriz Shopping em 2019, a área entre as avenidas Paulo Labarte (do lado brasileiro) e Frederico Dias (do lado uruguaio) tornou-se ponto de parada de ônibus de turistas que vêm à Fronteira realizar compras.

Tradicionalmente, o local é utilizado por santanenses e riverenses que realizam atividades físicas como corrida e caminhada e também como espaço de lazer. No entanto, o acúmulo de lixo deixado pelos turistas tem incomodado e até preocupado esses santanenses, que temem pela saúde e pela destruição do patrimônio público.

Josiane Rodrigues, que passa seguidamente pelo local e também realiza atividades físicas no espaço, conta que desde que a avenida passou a ser ponto de estacionamento de ônibus de excursão, a área está malcuidada, pois algumas pessoas deixam caixas de produtos adquiridos em Rivera e até máscaras jogados no local. “O que mais me indigna é a falta de fiscalização, principalmente em relação à limpeza imediata do local, pois os usuários dos ônibus deixam no solo copos, restos de caixas, que ficam por dias no mesmo lugar. Esse é um local para lazer, muitos idosos fazem caminhadas e como estamos em época de pandemia, tememos pela periculosidade do lixo exposto”, relata.

Josiane faz questão de esclarecer que não deseja que a economia da Fronteira pare, já que o turismo de compras é um vetor de desenvolvimento local, mas cobra uma solução das autoridades. “O ideal seria uma fiscalização mais rígida e até com multa para aqueles responsáveis por destruir o patrimônio. “E já que estamos em época de pandemia, o ideal é ter uma equipe para retirar o lixo assim que o turista for embora e fazer uma desinfecção do local, pois bem como vimos, muitas famílias vêm tomar mate na volta do DAE e o lixo está ali, gerando uma preocupação enorme com uma possível contaminação. Nossa fronteira é linda, mas precisamos estar organizados para receber o turista e manter as condições necessárias para nossa população. Resumindo, o turista precisa respeitar nossa cidade, mantendo-a limpa”, ressaltou.

 

Contraponto

A reportagem entrou em contato com o secretário municipal de trânsito, Juarez Massaque, que informou que a Secretaria já providenciou a colocação de contêineres de lixo e banheiros químicos no local, com o intuito de evitar a colocação de resíduos em locais impróprios.

 

Deixe um comentário


Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266