Esta semana, a Polícia Civil realizou um ato simbólico de inauguração da Sala das Margaridas na DPPA de Sant’Ana do Livramento. Demandada pela Comissão da Mulher Advogada da OAB – Subseção Sant’Ana do Livramento, a Sala das Margaridas reforça a rede de atendimento às mulheres vítimas de violência.
Outras oito Salas das Margaridas foram inauguradas em diversas cidades do RS pela chefe de polícia Nadine Tagliari Farias Anflor na segunda-feira, 8 de março. A abertura dos novos espaços amplia a rede de atendimento para 26 Salas das Margaridas no Rio Grande do Sul.
A delegada regional Patricia Sanchotene destacou a importância do momento, enfatizando que a Sala das Margaridas proporcionará um atendimento diferenciado e com mais qualidade para as mulheres que procuram a DPPA para denunciar casos de violência. “A Sala das Margaridas é fruto de um empenho que iniciou ano passado através da Comissão da Mulher Advogada e da delegada Giovana Müller e que, em função da pandemia, foi adiado para agora”, frisou.
A delegada Giovana Müller destacou que nesse período também foi possível realizar a pintura externa do prédio que abriga a DPPA. “Conseguimos idealizar a pintura com o padrão da Polícia Civil. Todas essas melhorias não apenas da Sala das Margaridas mas do prédio como um todo são muito importantes e refletem de forma positiva para os policiais que atuam diariamente na DPPA e para a comunidade como um todo”, ressaltou.
De acordo com a delegada Giovana, os policiais plantonistas também passaram por capacitação para melhor atender as mulheres. “Nosso compromisso é que as mulheres vítimas de violência se sintam acolhidas, protegidas e principalmente saibam que existe aqui na DPPA esse tipo de acolhimento”, frisou.
Glênio Lopes, presidente da OAB Subseção de Sant’Ana do Livramento, afirmou que a entidade se sente honrada e privilegiada pela parceria com a Polícia Civil possibilitando o atendimento qualificado à mulher que necessita de apoio. “Gostaríamos que essa sala não fosse utilizada, mas sabemos que a realidade é totalmente diferente. Que essas pessoas fragilizadas tenham dentro da DPPA uma sala digna de atender seu sentimento, sua angústia. A Ordem está de portas abertas, a política da nossa gestão é a do encontro, jamais do confronto”, enfatizou.
Carolina Normey, coordenadora da Comissão da Mulher Advogada da OAB Livramento, destacou a emoção de fazer essa inauguração simbólica, porque é a prova que a rede funciona. “Nós, a Polícia Civil e todos que nos ajudaram merecem um agradecimento: Com Amor Ateliê, Lojas Nelson, Livraria Folle, pintor Alfredo Legestão, Carmen Maria Guerra Brizolla, Luciano Brochado Impressões e Estampas se somaram a esta iniciativa”, elencou. Carolina também frisou que a Sala das Margaridas proporciona aconchego para as mulheres no momento difícil pelo qual passam, evitando sua exposição e prestando o atendimento de forma privada.
Liane Caon, integrante da Comissão da Mulher Advogada, afirmou que não tem sido possível realizar eventos presenciais, onde muitas vezes as mulheres se identificam com os tipos de violência informados nas palestras, seminários. “Estamos disponibilizando folders que ficarão na delegacia para quem quiser saber mais sobre o tema. É importante alertarmos as mulheres para que busquem ajuda”, concluiu.
Deixe um comentário
Warning: array_merge(): Expected parameter 1 to be an array, int given in /home/correiodopampa/www/wp-content/plugins/paid-memberships-pro/includes/content.php on line 266